A praia urbana do Jardim do Torel, em Lisboa – na freguesia de Santo António –, fez as delícias de portugueses e estrangeiros em agosto do ano passado e de 2014. Cerca de 140 mil pessoas (60 mil em 2015 e 80 mil em 2014) passaram pelo local para dar um mergulho, algo que este ano não será possível, já que serão realizadas obras no espaço.
“Não vai haver. Vamos fazer obras de melhoramento no Torel”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, referindo que as obras “só podem ser feitas em agosto”, para não perturbar a atividade da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância São José, que funciona num edifício no interior do jardim.
Em declarações ao Público, o responsável adiantou que as obras em causa são mesmo necessárias e que não é possível “ter obras e praia ao mesmo tempo”. Os trabalhos a realizar incluem a substituição de pavimentos e uma intervenção ao nível dos esgotos, visto que se têm registado “algumas infiltrações” no local.
A iniciativa de criar uma praia urbana no Jardim do Torel nasceu há dois anos e passa, no fundo, por transformar o lago existente no local numa piscina, sendo que toda a área à sua volta fica repleta de areia.
Por outro lado, há um outro local na capital, o Terreiro das Missas, junto à estação fluvial de Belém, que pode ser aproveitado para relaxar junto ao Tejo. Em causa está o “Belém Beach”, que foi inaugurado sexta-feira (dia 1) e é apresentado como “um espaço de relaxamento e boa disposição”, escreve a publicação.
Neste espaço, que funcionará até ao dia 31 de outubro, não há água nem areia. Há, sim, um estrado de madeira com cadeiras de ferro e espreguiçadeiras, junto ao qual estão várias carrinhas de comida de rua. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Belém.
Para poder comentar deves entrar na tua conta