Os sinais de alerta quanto a um novo potencial resgate a Portugal têm surgido de várias frentes. Perante isto, e com objetivo de tranquilizar os mercados internacionais, o ministro das Finanças saiu a público para explicar que a sua "principal função" é evitar que tal aconteça. Mário Centeno garante que Portugal está a fazer todos os esforços para recuperar a economia sem austeridade excessiva.
Em entrevista à CNBC, antes da reunião da passada semana do Ecofin, o ministro das Finanças declarou que "[Evitar um resgate] É a minha principal função. Estamos a seguir compromissos orçamentais e a reduzir a dívida pública precisamente nessa linha".
As críticas à estratégia de devolução de direitos e aumento do salário mínimo têm surgido da oposição e de vários representantes europeus, mas Centeno garante que a atenção do Governo deve continuar voltada para a recuperação dos rendimentos e para "baixar impostos que já deviam ser baixos, devido à natureza temporária dos aumentos".
Sobre os planos económicos para o futuro, Mário Ceteno assegura que está a ser aplicado um ambicioso plano de "estabilização do sistema financeiro, crucial para o crescimento do investimento e da economia".
"É um conjunto muito mais variado de medidas que estamos a aplicar", garantiu o ministro das Finanças, numa comparação direta com o governo de coligação PSD/CDS-PP.
Para poder comentar deves entrar na tua conta