Comentários: 0
Cofres do Estado engordam com retoma do imobiliário
idealista/news

O setor imobiliário está em recuperação em Portugal, já que estão a ser vendidas mais casas no país. E a preços mais altos... Um cenário que está a contribuir para engordar os cofres do Estado. Segundo a execução orçamental de maio, as receitas do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) aumentaram 55,5 milhões de euros, um crescimento de 19,1%, face ao período homólogo.

De acordo com o Correio da Manhã, as receitas deste imposto, que é cobrado sempre que há venda de imóveis, atingiram os 346 milhões de euros nos primeiros meses deste ano, acentuando uma tendência de subida que remonta a 2014.

Além do IMT, as receitas do Estado também estão a aumentar através do Imposto de Selo e do próprio Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que muitas vezes é atualizado no momento da transação, escreve a publicação, salientando que a recuperação de rendimentos, o aumento da confiança e a descida dos spreads no crédito à habitação estão a contribuir para a revitalização do setor.

Certo é que comprar casa está cada vez mais caro, sendo que o aumento da procura está a fazer subir os preços também das habitações usadas. E muitas pessoas estarão agora cada vez mais inclinadas para comprar casa nos subúrbios das cidades, nomeadamente de Lisboa e Porto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta