Comentários: 0
Canudo inútil? Cerca de 35% dos portugueses não trabalha na sua área de formação
Christin Hume/Unsplash

Estudar e trabalhar na área para a qual se estudou? Sim, mas nem sempre. Segundo um estudo da OCDE, 35% dos portugueses trabalha numa área diferente daquela em que tirou o seu curso universitário. Ou porque os objetivos de vida mudaram, ou porque o mercado não consegue absorver todos os canudos: os motivos são vários, mas a verdade é que há muitos portugueses a inverter o seu rumo profissional (e não são os únicos).

De acordo com os dados da base de dados “Skils for Jobs” (“competências para empregos”) da OCDE, citada pelo Jornal Económico, o país em que há mais pessoas a trabalhar numa atividade diferente daquela para a qual estudou na universidade é o Reino Unido (40%).

Segue-se na lista a Grécia, que aparece em segundo lugar (39%). Depois surgem Eslováquia (37%) e Suécia (36%). Portugal está a meio da tabela, com 35%, na mesma situação de Itália, Irlanda e Espanha.

Já os países com o maior número de pessoas empregadas na área para a qual estudaram são Suíça (87%), Alemanha (79%) e Luxemburgo e Finlândia (ambos com 77%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta