Comentários: 0
Febre das bitcoins: lucros não pagam imposto (para já)
GTRES

A febre das criptomoedas instalou-se. Veio para ficar? Ainda não se sabe. Ainda assim há muitos contribuintes – que investiram nas moedas digitais – a querer saber como e quando terão de declarar os investimentos em sede de IRS. A Autoridade Tributária (AT) ainda não tem informação formal sobre o assunto, mas para já as moedas digitais não serão taxadas.

Uma porta-voz do Ministério das Finanças disse, citado pelo Dinheiro Vivo, que a AT poderá vir a ter informação formal para dar aos contribuintes sobre o tema, mas não para já. Segundo a publicação, há cada vez mais contribuintes a querer saber se existe algum ofício do Fisco sobre a questão, para perceber de que forma podem declarar em sede de IRS aqueles investimentos.

“A venda de bitcoins não é tributável em IRS face ao ordenamento fiscal português, designadamente no âmbito da categoria E (capitais) ou G (mais-valias), exceto quando, pela sua habitualidade, constitua uma atividade profissional ou empresarial do contribuinte, caso em que será tributado na categoria B”, adiantou o Ministério ao DN/Dinheiro Vivo, em dezembro. Por outro lado, a venda de produtos pagos com moedas digitais, segundo o Ministério das Finanças, paga IVA.

De recordar que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já veio deixar vários alertas aos investidores, aconselhando os interessados em produtos financeiros relacionados com moedas virtuais – como a Bitcoin – a avaliarem e estarem bem atentos aos riscos destes produtos.

Também o Banco de Portugal (BdP) tem alertado para os riscos da moeda virtual, avisando que esta "não pode ser considerada uma moeda segura, visto que não há certeza da sua aceitação como meio de pagamento". "Não existe uma entidade central que garanta a irrevogabilidade e a definitividade das ordens de pagamento”, avisou o regulador.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta