Comentários: 0
Preços das casas vão continuar a subir, mas menos
GTRES

O Banco de Portugal (BdP) antevê que o preço das casas vai continuar a subir, embora a um ritmo mais lento que nos últimos tempos. Em 2017, comprar casa foi, em média, 9,2% mais caro que em 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em habitação apresentou um crescimento próximo de 6% em 2017”, conclui o BdP no relatório “Projeções para a Economia Portuguesa: 2018-2020”. Segundo o documento, este crescimento reflete, por exemplo, o aumento da procura de casa por parte de não residentes. 

“No período 2018-20 antecipa-se que o investimento em habitação continue o processo de recuperação, dada a manutenção dos principais fatores de crescimento. Deverá, contudo, verificar-se alguma perda de dinamismo, refletindo a progressiva maturação deste processo. Esta evolução também é esperada para os preços de habitação, ainda que continuem a crescer acima dos preços no consumidor”, lê-se no documento. 

De acordo com o regulador, “a FBCF em habitação deverá manter-se relativamente constante em cerca de 2,8% do PIB até” 2020. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta