Comentários: 0
Preços das casas em resorts disparam 18% e vão continuar a valorizar
bigdmia on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

O preço de venda das casas integradas em resorts em Portugal aumentou 18% no segundo semestre de 2018, face ao período homólogo e 8% face aos seis meses anteriores. Este mercado já esteve a perder 10% (no segundo semestre de 2017), estando agora a valorizar cerca de 6% face ao período que antecedeu o anúncio inicial do Brexit, em meados de 2016. E antecipa-se uma valorização de 5,5% para este ano.

Segundo a Confidencial Imobiliário (Ci), que se apoia em dados do Resort Price Index – índice acompanha a evolução dos preços de transação da habitação neste tipo de empreendimento.

“Este é um dos segmentos que mais denota o impacto do mercado britânico e cuja formulação de valor tende, por isso, a reagir às flutuações cambiais da Libra Esterlina. A instabilidade trazida pelo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, em junho de 2016, e respetiva desvalorização da moeda britânica face ao Euro, terão sido um dos pivots para a descida de preços no mercado nacional de resorts, em resposta de adaptação a esta nova realidade”, refere a CI em comunicado.

Segundo Ricardo Guimarães, diretor da Ci, “é interessante observar a capacidade de resiliência deste mercado num contexto de incerteza, recuperando face a um primeiro momento de perda de valor anterior”.

Um cenário, de resto, que se pode comprovar com os mais recentes resultados do Resorts Market Survey, que conclui que “os fortes laços ao mercado do Reino Unido, apesar de levarem a algum refrear de expectativas”, não impedem, mesmo assim, “que haja uma perspetiva de continuação da subida de preços nos resorts”. Nesse sentido, antecipa-se “uma valorização de 5,5% para este ano, um valor mesmo assim inferior às previsões (para 12 meses) de 6,2% e 7,2% apontadas nos dois inquéritos anteriores”, refere a Ci.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta