Comentários: 0
Problemas com compras online? Esta plataforma dá uma ajuda
Rupixen/Unsplash

Medo de fazer compras online? Já não é preciso. Agora há uma plataforma que promete dar uma ajuda na resolução de conflitos entre consumidores e comerciantes - caso aconteçam, claro. Trata-se da Plataforma de Resolução de Litígios em Linha (RLL), que foi lançada pela Comissão Europeia.

A RLL foi criada para “tornar o comércio em linha mais seguro e mais justo mediante o acesso a ferramentas de resolução de litígios de elevada qualidade”, lê-se no site da instituição. A plataforma é gratuita e basta “descrever o problema” para dar início ao processo.

A ferramenta – disponível para quem se encontra na União Europeia (UE), na Noruega, na Islândia ou no Lichtenstein – pode ser utilizada para encontrar a melhor solução para um problema de consumo, para discutir diretamente com o comerciante uma solução para o problema ou para chegar a acordo quanto à entidade de resolução de litígios que irá tratar o processo.

Na prática, e se tiveres um problema com o produto, poderás utilizar diretamente a plataforma para contactar o comerciante. Como? A plataforma RLL notificará o comerciante do teu pedido. Depois, e se o comerciante quiser dialogar, através do seu painel de instrumentos poderás trocar mensagens diretamente com ele, enviar-lhe anexos, como fotografias de produtos, e marcar uma reunião em linha.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta