José Eduardo Macedo foi um dos rostos marcantes do setor, conhecido também pela fundação da Chave D'Ouro.
Comentários: 0
Antigo líder da mediação imobiliária morre aos 69 anos
A empresa de mediação teve lojas em todos os concelhos do Grande Porto. Photo by Nienke Broeksema on Unsplash

José Eduardo Macedo entrou para o ramo da mediação imobiliária nos anos oitenta do século XX. Fundou e geriu a Chave D’Ouro, que chegou a ser uma das maiores mediadoras do país, com escritórios no Porto e todos os concelhos limítrofes, até 2012, quando um problema de saúde ditou o seu afastamento. A empresa acabou por falir em 2016.

O antigo líder, que faleceu a 21 de janeiro de 2020 aos 69 anos, no Hospital Santos Silva em VN de Gaia, destacou-se em vida também por ter sido um dos responsáveis pela fusão da APEMI (Associação Portuguesa das Empresas de Mediação Imobiliária) e a AMIN (Associação dos Mediadores Imobiliários de Portugal), que resultou na constituição da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) em 2004.

Esteve à frente desta última entre 2005 e 2008, passando a pasta ao atual líder, Luís Lima, em 2009. Entretanto, e no meio de eleições polémicas, corria o ano de 2013, foi criada uma nova associação no setor, a Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP), segundo recorda o Negócios.

É lembrado pelos mediadores da “‘velha guarda’ como um homem de convicções fortes, trabalhador incansável, com bastante iniciativa, de linguagem descomprometida em privado e em público, por vezes com métodos fora do comum para atingir os objetivos, mas nunca de forma desleal”, indica, por outro lado, uma nota de pesar da ASMIP. Esta última refere ainda que José Eduardo Macedo participou ativamente na legislação de 2004, com o acordo coletivo de trabalho, ainda hoje em vigor para a mediação imobiliária.

O funeral do antigo líder realizou-se na sexta-feira, 24 de janeiro de 2020, na Igreja da Lapa.

Antigo líder da mediação imobiliária morre aos 69 anos
ASMIP
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta