Está aprovado o fim do visto prévio do Tribunal de Contas (TdC) para a aquisição e reabilitação de imóveis destinados à promoção de habitação acessível ou alojamento estudantil. Em causa está uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) apresentada pelo PS, e que passou com “luz verde” do PCP – e votos contra dos restantes partidos.
A proposta aprovada vem alterar a lei de Organização e Processo do TdC, e serve como complemento a uma mudança inicialmente entregue pelo Governo, segundo escreve o Jornal de Negócios. Nessa primeira versão, determinava-se já que ficariam isentos do visto prévio do TdC "os contratos e demais instrumentos jurídicos que tenham por objeto a prestação de serviços de elaboração e revisão de projeto, fiscalização de obra, empreitada ou concessão destinada à promoção de habitação acessível ou pública ou o alojamento estudantil". A esta intenção, juntou-se outra, a da reabilitação e aquisição de imóveis.
Na nota justificativa, que acompanha a proposta de alteração, o PS justifica a medida com a “necessidade de promover celeridade a estes processos, atenta a urgência habitacional e a clara necessidade de prover mais habitação pública, aumentando a oferta pública de forma célere, sem que tal celeridade signifique menos rigor, menor transparência ou menor sindicância por parte de todos os poderes públicos, incluindo do próprio Tribunal de Contas”.
1 Comentários:
Com papas e bolos se pretende enganar os tolos.. Tal como aconteceu com Alojamento Local.. Prometeram e agora entalam quem aposto e reabilitou.
O Governo , as Câmaras que peguem nos imóveis que estão degradados e os reabilitem para dar seguimento o projecto da verdadeira habitação a quem precisa ! Querem a papa feita pelos outros ? Comecem a ser MAIS Sérios.
Para poder comentar deves entrar na tua conta