Programa 1º Direito: 154 municípios já têm estratégias locais de habitação

Garantia dada pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
Programa 1º Direito: 154 municípios já têm estratégias locais de habitação
Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação República Portuguesa

São 154 os municípios que já entregaram ou estão a desenvolver estratégicas locais de habitação no âmbito do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. A garantia foi dada pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Segundo o governante, que falava, esta quarta-feira (19 de fevereiro de 2020), no Parlamento, 141 autarquias já solicitaram apoio financeiro, o qual foi concedido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Publicidade

“Acreditamos que no decurso deste ano a esmagadora maioria dos municípios terão as estratégias aprovadas”, referiu, citado pelo Jornal de Negócios. 

De recordar que o 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação faz parte do pacote da Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), que foi aprovado em Conselho de Ministros em abril de 2018.  

Para poder comentar deves entrar na tua conta