Muitas empresas europeias pedem empréstimos para “sobreviver”, o que pode ser visto como uma oportunidade de negócio na China.
Comentários: 0
Investidores chineses piscam o olho a negócios com descontos na Europa
Paris, França Alexander Kagan on Unsplash

As empresas e os investidores chineses estão de olho no mercado europeu, tendo em vista negócios que podem vir a ser consumados com descontos. Isto numa altura em que a pandemia do novo coronavírus está a levar muitas empresas europeias a ter de recorrer a empréstimos bancários para se manterem vivas.

A garantia é dada pela Bloomberg, que num artigo publicado dia 7 de abril de 2020 escreve, apoiando-se em fontes que não quiseram ser identificadas, que os banqueiros estão a constatar que há um aumento das consultas de empresas e fundos chineses por “ativos” europeus. De acordo com a agência, muitos dos potenciais compradores são companhias estatais, o que pode gerar alguma polémica, visto que as eventuais ofertas podem ter como origem empresas chinesas que têm também elas participação do estado.

Na Europa, setores como a aviação, hotelaria e ligas de futebol procuram ajuda financeira devido à paralisação dos negócios provocada pela pandemia, o que afeta a liquidez. Antecipando potenciais ofertas hostis, que incluem investidores chineses, algumas empresas europeias começam a recorrer a estratégias de defesa”, escreve a Bloomberg, citando as mesmas fontes.

O facto de não haver atualmente muita concorrência no mercado, no que diz respeito a este tipo de negócios, já que as empresas estão ocupadas e preocupadas em fazer face à pandemia, pode fazer com que estas empresas e investidores chineses tenham mais pressa em fechar negócios, o que não deverá acontecer assim tão cedo, dado todo o contexto geral que se vive.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta