
A Guerra Fria deixou centenas de instalações de silos de mísseis espalhadas pelos EUA. A maior parte deles foi desmantelada e está abandonada, mas outros foram convertidos em casas bunker muito particulares. Este exemplar, no Kansas, passou por uma incrível transformação e chegou agora ao mercado por 1,6 milhões de dólares, cerca de 1,3 milhões de euros às taxas de câmbio atuais.
A periferia da pequena cidade de Eskridge, com apenas 500 habitantes, foi o local escolhido pelas Forças Aéreas dos EUA para instalar um dos silos de mísseis do tipo Atlas no início dos anos 1950, durante a Guerra Fria com a URSS. A principal cidade da região é Topeka, a 40 minutos de carro e a uma hora e meia de Kansas City. No entanto, em meados da década de 1960, foram desmantelados com o advento de uma nova tecnologia de mísseis balísticos. Um custo para o Estado de cerca de 3,3 milhões de dólares na época.
Finalmente, na década de 1980, os atuais proprietários decidiram fazer um investimento peculiar e comprar um terreno de 13 hectares com o silo de mísseis incluído. O investimento e o trabalho feito para converter uma instalação militar numa casa foram enormes.
A casa possui uma área acima do solo e outra no subsolo com seis quartos e três casas de banho com mais de 600 m2. Acima do solo, a propriedade possui duas torres projetadas como torres de castelo e o terreno também inclui um campo, lago, pomares e jardim. Para descer ao bunker utiliza-se uma escada em caracol que conduz à sala grande, com cozinha e sala de jantar.
Os proprietários preservaram a sala de controlo, a sinalização e outros artefactos do seu uso anterior como posto militar.











Para poder comentar deves entrar na tua conta