O imóvel, detido pela Merlin, receberá o "selo" da WiredScore, que certificou edifícios tão emblemáticos como o Empire State Building, nos EUA, e o The Shard, em Londres.
Comentários: 0
Monumental será o primeiro edifício em Portugal com certificação digital global para o imobiliário
Edifício Monumental, em Lisboa Merlin Properties

A norte-americana WiredScore, que certificou edifícios tão emblemáticos como o Empire State Building, nos EUA, chegou a Portugal e Espanha, através, também, da Merlin Properties. A empresa imobiliária obteve a prestigiada certificação WiredScore para 20 dos seus ativos de escritórios, tornando-se a primeira socimi na Península Ibérica a obter este selo de aprovação, internacionalmente reconhecido, que certifica as capacidades digitais e de conetividade de edifícios ocupados e novos desenvolvimentos. Em Lisboa, o edifício certificado trata-se do icónico Monumental.

Na vizinha Espanha, em Madrid, os edifícios da Merlin que obtiveram este certificado são os situados no Campus Adequa, Aquamarina, Torre Chamartín, Parque Empresarial Cerro de los Gamos, Arturo Soria 343, Castellana 85, Ática e Plaza Ruiz Picasso. Já em Barcelona trata-se do Diagonal 605 e da Torre Glòries. No total, os 20 ativos certificados compreendem 250.000 metros quadrados (m2) de área bruta locável, perto de 20% do total da carteira de escritórios da Merlin Properties.

Para a empresa, a certificação simboliza o “reconhecimento, por parte da WiredScore, à liderança da socimi em termos de tecnologia dentro do setor imobiliário”. Este reconhecimento, diz, “é feito por uma organização de prestígio internacional, com uma presença especial nos países anglo-saxónicos e que confere o seu selo de qualidade a edifícios tão emblemáticos como por exemplo o Empire State Building”. A aliança pioneira com a Merlin, recorde-se, data de 2019, quando ambas as empresas começaram a colaborar através de um projeto-piloto que é agora uma realidade.

A WiredScore mede o nível de conetividade digital em edifícios, assegurando que estes possuem as melhores infraestrutura para empresas e pessoas, e vem demonstrar, assim, “que os edifícios de escritórios da Merlin têm a infraestrutura digital que as empresas de hoje necessitam”. A organização lançou ainda recentemente a certificação SmartScore, que se destina a edifícios inteligentes, identificando que qualidades e ferramentas constituem um "edifício inteligente" e classifica a sua capacidade a este respeito. O edifício Merlin Properties Plaza Ruiz Picasso foi o primeiro em Espanha a obter esta certificação.

A multinacional, que certifica edifícios pertencentes ao portfólio de empresas de gestão internacionais como Blackstone, Patrizia ou Lendlease, terá agora a Merlin Properties, a Allianz Real Estate, Meridia Capital, AlDapire, Benson Elliot, GMP Group e Hines como novos clientes no mercado ibérico. 

David Brush, consultor sénior da Merlin Properties, assegura que os clientes estão cada vez mais concentrados nos serviços e capacidades tecnológicas dos edifícios que ocupam. "Isto é especialmente verdade no que diz respeito à conectividade digital no mundo pós-pandémico, onde mais atividade comercial está a deslocar-se para a cloud. Com a certificação WiredScore, os nossos inquilinos podem estar confiantes de que os nossos edifícios têm a infraestrutura digital adequada para satisfazer as suas necessidades", comenta o responsável, citado em comunicado. 

Portugal com reputação crescente em inovação e tecnologia

“Os últimos 18 meses reforçaram a importância da conectividade digital para os negócios, pelo que decidimos acelerar os nossos planos de expansão e entramos no mercado ibérico este ano", comenta William Newton, presidente da WiredScore, citado pelo Expresso.

Segundo o responsável, Portugal continua a ter uma reputação crescente em inovação e tecnologia. Em particular, Lisboa, que "tem-se mostrado recentemente atraente para jovens profissionais que procuram uma cidade dinâmica e diversificado para trabalhar com muitas startups e empresas estabelecidas, como Google, Jungle AI e Virtuleap a mudar-se para a capital portuguesa”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta