Em Portugal, são vários os locais distinguidos como Património Mundial da UNESCO. Selecionámos alguns que quererás visitar.
Comentários: 0
Património Mundial da UNESCO
Wikimedia commons

A distinção como Património Mundial da UNESCO é, a nível mundial, uma das mais importantes no que respeita à preservação dos patrimónios históricos. Em Portugal, há atualmente vários locais distinguidos como Património da Humanidade que são ideais para visitar num fim de semana ou numas mini-férias. 

Para te ajudar a decidir por onde começar, selecionámos algumas das regiões premiadas. Anda daí, visita cada uma delas e escolhe o teu próximo destino.

Centro Histórico do Porto

Centro Histórico do Porto
Wikimedia commons

É reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade desde 1996 e destaca-se pelas ruas estreitas e coloridas que contam uma história datada de vários séculos. Aqui a modernidade e a tradição andam de mãos dadas. 

O centro histórico faz-nos entrar numa espécie de viagem no tempo, seja pelo seu aspeto medieval seja pelas suas raízes que nos levam à época romana. A zona da Ribeira é uma das mais emblemáticas, onde habitantes e curiosos se deixam encantar pelas casas coloridas e os restaurantes tradicionais. Além da vista panorâmica sobre o Rio Douro é possível observar ainda a Ponte Dom Luís I.

A Sé é a catedral da cidade representada com uma arquitetura românica e gótica e é um dos monumentos mais importantes do centro histórico. Do alto da torre, é possível observar toda a cidade do Porto. 

Alojamentos de férias no Porto

Ver mais alojamentos de férias no Porto

Arte Rupestre do Vale do Côa

Arte Rupestre
Wikimedia commons

No Parque Arqueológico do Vale do Côa, classificado como Património da UNESCO desde 1998, é possível encontrar uma galeria de arte rupestre ao ar livre, com uma coleção de gravuras que remonta ao Paleolítico Superior, com cerca de 25.000 anos. É uma das mais importantes descobertas do século XX na Europa. 

Estas obras feitas em rochas de xisto representam essencialmente animais como cavalos, auroques (touros selvagens), veados e cabras montesas. Além do encanto que é poder observar gravuras feitas pelos nossos antepassados, aqui também se pode descobrir um testemunho único sobre a vida e as crenças dos primeiros habitantes. É uma das maiores concentrações de arte rupestre da Europa e também uma das mais bem preservadas. 

Alojamentos de férias no Vale do Côa e arredores

Ver mais alojamentos de férias no Vale do Côa e arredores

Centro Histórico de Évora

Centro histórico Évora
Wikimedia commons

É numa viagem rumo ao Alentejo, mais precisamente a Évora, que encontramos mais um premiado da Lista do Património Mundial da UNESCO: o Centro Histórico da cidade. Quem o visita sente que entra numa espécie de viagem imersiva num museu ao ar livre. E foi em 1986 que este lugar 'mágico' recebeu esta distinção.

As suas raízes levam-nos ao tempo do Império Romano e o seu encanto reside no facto de grande parte do seu núcleo central e vestígios de diversas culturas ainda se manter preservado até aos dias de hoje. Com uma área de 107 hectares, o Centro Histórico de Évora é formado por ruas estreitas, pátios e largos com uma traça e arquitetura muito características demarcadas pelas muralhas medievais com uma extensão de mais de três quilómetros. 

Alojamentos de férias em Évora e arredores

Ver mais alojamentos de férias em Évora e arredores

Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Centro histórico Angra do Heroísmo
Wikimedia commons

Localizado na Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, este centro histórico é um verdadeiro museu a céu aberto reconhecido em 1983 como Património Mundial pela UNESCO. Com uma arquitetura peculiar, marcada pela fusão da influência espanhola e portuguesa, chegado aqui é impossível não sentires ventos de tempos passados.

Fundada no século XV, Angra do heroísmo tornou-se de forma rápida um centro económico e administrativo dos Açores. Graças à sua localização estratégica no meio do Oceano Atlântico, passou a ser um ponto de escala para os navios que cruzavam os mares. A Sé Catedral domina a paisagem e representa as influências góticas e manuelinas. 

As várias fortalezas que protegiam a cidade dos ataques de piratas também são um ponto de destaque a somar aos vários palácios, casa nobres e edifícios públicos que ocupam o centro histórico. 

Alojamentos de férias na Ilha Terceira

Ver mais alojamentos de férias na Ilha Terceira

Paisagem Cultural de Sintra

Sintra
Wikimedia commons

Quando se pensa em Sintra, além do micro-clima famoso, também nos vem à cabeça a misticidade e os contos de fadas, isto porque a riqueza cultural e arquitetónica pintam um cenário de outro mundo a cada recanto que se percorre. Património Mundial da UNESCO desde 1995, tem uma das 7 Maravilhas de Portugal, o Palácio da Pena. 

Além deste, há muitos monumentos para descobrir na paisagem cultural de Sintra, ou não tivesse este sido um recanto escolhido e apreciado por reis e nobres. Desde palácios, quintas e jardins, sempre envoltos em várias espécies de florestação e, sem ser necessária muita sorte, algum nevoeiro, este é um lugar romântico onde é fácil perder a noção do tempo.

Alojamentos de férias em Sintra

Ver mais alojamentos de férias em Sintra

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta