Para a maioria das pessoas, a compra de uma casa é a maior despesa que irão assumir na vida, pelo que é preciso fazer bem as contas e ponderar vários fatores.
Comentários: 0
Comprar casa
idealista

Se és daqueles que deseja comprar casa, mas não sabe muito bem o que quer, este processo pode ser ainda mais demorado. Antes de começares a procurar casa deves definir um orçamento, qual o teu tipo de casa ideal, nomeadamente a tipologia e zona que mais te convém. Analisa o mercado e avalia o estado da casa que te interessou. Desta forma, poderás tentar negociar com o vendedor um preço que atenda a ambas as necessidades. Não te esqueças que podes aconselhar-te com um profissional imobiliário, algo que pode poupar-te muito tempo.

O atual ciclo imobiliário mostra uma subida dos preços das habitações, num momento em que o mercado atinge valores recordes em termos de transações imobiliárias. Vários fatores podem ter contribuído para a atual situação do mercado residencial. De um lado, a procura estagnada que esperou que o pior da crise da Covid-19 passasse para comprar. Por outro, pode ser também a melhoria da capacidade de poupança das famílias, que durante o pior período do confinamento mantiveram os seus empregos e conseguiram aumentar a poupança pela impossibilidade de ter gastos em muitas atividades que foram interrompidas.

Além disso, surge a possibilidade de aumento das vendas por necessidade, uma vez que muitas famílias perceberam que a casa em que viviam não cumpria a função que muitas casas agora necessitam, desde o espaço interior e exterior, às qualidades do lar. Além disso, tem aumentado a compra de casas como investimento.

Comprar casa é uma decisão muitas vezes para a vida
Pexels

Seja qual for o caso, na hora de encontrar uma casa, um dos principais fatores a ter em conta é o preço. Para a maioria das pessoas, a compra de uma casa é a maior despesa que irão assumir na vida, pelo que é preciso fazer bem as contas.

Uma das partes mais proeminentes que tem a ver com o preço é a possível negociação da oferta inicial no mercado, por uma redução no preço final. Mas cada caso é único e tudo depende de muitos fatores. Deixamos-te algumas dicas para saberes como negociares e tentares comprar uma casa com desconto.

Definir um orçamento

Deves saber até que preço podes comprar uma casa e ter em mente se vais ou não recorrer ao crédito habitação. Se for o caso, deves também informar-te sobre o que é que os bancos estão dispostos a emprestar-te. Atualmente, os bancos emprestam, no máximo, até 90% do valor do imóvel, contudo, as ofertas diferem de banco para banco.

Analisar a zona

Uma vez definido o orçamento, e se já decidiste a zona onde pretendes comprar casa, deves analisar o mercado dessa mesma zona para perceber que casas se encaixam naquilo que procuras – e se está ou não dentro do preço. Podes pesquisar em portais imobiliários, dirigir-te às imobiliárias da região, mas também perguntar a vizinhos e fazer uma tour pela zona, se ainda não conheceres. Caso não tenhas tempo para isso, considera a possibilidade de contratar um consultor imobiliário para acompanhar-te durante esse processo.

Visitar a casa que queres comprar

Se já estreitaste o campo de pesquisa e tens algumas opções em cima da mesa, o próximo passo é visitar a casa que queres comprar. Por um lado, é importante conhecer o estado físico em que se encontram o imóvel e o edifício, caso necessite de uma reabilitação, e a magnitude da mesma, algo que pode encarecer as contas finais.

Comprar casa, sim ou não
Pexels

Outro aspeto muito importante é verificar a situação jurídica da casa. O registo predial reúne e permite consultar informação sobre a situação jurídica dos imóveis, prédios e terrenos. Além disso, é importante saber quais as despesas mensais da casa, qual o IMI, etc.

Hora de negociar

Ao fazer uma oferta, é fundamental apresentar uma proposta razoável e ter empatia com a pessoa que está a vender. Na maioria das vezes, são as próprias famílias que estão a vender a sua casa, onde vivem há muitos anos. Esse sentimento de enraizamento é o que faz, muitas vezes, o preço da casa subir, e por que é necessário negociar uma redução do preço do imóvel. 

Os especialistas imobiliários afirmam que é melhor não fazer mais que duas visitas ao imóvel para não “evidenciar” o claro interesse, e ter sempre um plano b, ou seja, dar a sensação de ter mais opções de compra em mente.

Tudo o que é preciso saber na hora de comprar casa
Pexels

Outra dica importante passa por controlar os tempos da operação. Na maioria dos casos, o proprietário vende para se mudar para outra casa, maior ou em outro local. O processo de mudança será muito importante para ele, o que quer dizer que, como comprador, se tiveres alguma empatia ou flexibilidade com o tempo que ele precisa para essa mudança, também terás mais um ponto a teu favor para fechar o negócio.

Lembra-te que terás de ter sempre entre 10% a 20% de poupanças para a entrada da casa, que inclui impostos e outras contingências.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta