
As pessoas são o motor das organizações e, principalmente nos últimos dois anos, ficou ainda mais evidente a necessidade de as empresas desenvolverem políticas internas focadas no bem-estar dos colaboradores. A felicidade pode ser lucrativa e já há dados que o comprovam: em 2021, o estudo “Happiness Works 2021” - desenvolvido pela Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG)” e que reuniu mais de 6.000 respostas de 300 empresas - revelou que trabalhadores felizes faltam menos 36%, têm menos 45% de vontade de mudar de empresa e sentem-se 9% mais produtivos.
Podemos encontrar bons exemplos um pouco em cada setor de atividade e o imobiliário não é exceção. A Zome, mediadora imobiliária 100% portuguesa, aposta desde a sua fundação em programas que promovem a felicidade e motivação dos seus colaboradores, desde a integração e mobilidade interna, planos para progressão de carreira e formação, até eventos corporativos e de responsabilidade social.
Na Zome, os novos colaboradores – bem como os consultores que já estão a trabalhar na empresa –, têm a oportunidade de experienciar quatro fases de integração: a formação inicial designada de Azimute Zero, seguida da entrada na Academia Startup e, numa fase posterior, a integração na Academia Lift e no programa T4, um modelo exclusivo da Zome para apoio à formação de equipas imobiliárias.

“Na Zome, defendemos a profissionalização da função de consultor imobiliário, e acreditamos que só é possível fazê-lo apostando num processo de integração e de evolução de carreira adequado a cada consultor. Foi a pensar nisso que, em abril de 2021, lançámos a Academia Startup, uma metodologia única no mercado, para consultores produtivos e para integração de novos colaboradores. Durante quatro meses, os participantes têm formação em temas relevantes para o setor, como apresentação de serviços, estudos de mercado, negociação e fecho, tecnologia, fiscalidade, marketing e comunicação, entre outros, adquirido rotinas práticas de trabalho, essenciais para conseguirem proporcionar aos seus clientes a melhor experiência imobiliária do mundo”, explica João Morgado, Chief Operations Officer (COO) da Zome.
“Mais do que acolher e desenvolver, queremos que os nossos consultores tenham oportunidade de crescer alinhados com os seus gostos pessoais e ambições”, sublinha.
O que é o Zome Ambition?
Esse é o propósito do Zome Ambition, programa interno da Zome que permite aos colaboradores encontrarem a função ideal para si dentro da empresa. Além disso, ao longo do ano, a mediadora dá prémios de reconhecimento, de acordo com a produtividade de cada consultor, desde a oferta de lugares no maior evento anual da empresa (Zome Summit) até viagens, formações exclusivas ou equipamentos tecnológicos.
O que é o Top Club?
Ao longo de todo o ano, os colaboradores da Zome têm ainda acesso ao Top Club, um conjunto de eventos exclusivos para os consultores mais produtivos da rede, focados no desenvolvimento pessoal. “Neste espaço, contamos com a participação dos nossos consultores, e também com a de convidados externos de reconhecido mérito empresarial, que trazem a sua visão de algum tema para posterior debate”, detalha o COO da Zome.
Os eventos corporativos também fazem parte das atividades internas, com destaque para o maior evento da Zome – Zome Summit –, bem como outros eventos corporativos de carácter formativo e de team building, como o Zome Sprint ou o Zome Stars Show, um talk-show online.

Na Zome, as oportunidades vão além da própria atividade na mediadora. O Junior Talent Program ajuda a promover o talento jovem de filhos de colaboradores da Zome, e ao longo do ano, através da iniciativa Zome 4 LIFE, os colaboradores podem participar em ações solidárias e de sensibilização ambiental. Em 2021, a Zome associou-se ao projeto “gorro solidário” para apoiar a Associação Salvador; a iniciativa “Pedalamos juntos”, através da qual recolheu fundos para ajudar pessoas com mobilidade reduzida e as casas de apoio da associação Acreditar.
“Olhando para o ano de 2021, conseguimos comprovar a importância deste tipo de programas e da aposta forte no sucesso das nossas pessoas, ouvindo e respondendo às suas necessidades e preocupações. Acreditamos que só com bem-estar no trabalho conseguiremos ter consultores verdadeiramente motivados, e cumprindo o desígnio a que nos propomos: ter consultores que cresçam connosco, sempre felizes. Essa vai continuar a ser uma das nossas prioridades em 2022”, conclui João Morgado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta