Chama-se Arena Liga Portugal e será a nova sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que vai nascer no Porto, em concreto na Rua Padre Diamantino Gomes, na freguesia de Ramalde. O lançamento da primeira pedra já tem data: dia 22 de fevereiro de 2022, às 14h30, estando a “conclusão e inauguração prevista para 2023”, refere em comunicado a entidade, adiantando que se trata de um “edifício icónico também do ponto de vista arquitetónico”.
“A futura casa do futebol profissional” será uma “obra emblemática que transpirará futebol, conciliando requinte e inovação, momentos de formação e fomento de negócios, bem como momentos de convívio e lazer”, adianta a LPFP. “Trata-se de um edifício autossustentável ao serviço do futebol profissional e seus parceiros, que reforçará a dinâmica sócio económica da cidade do Porto e do país”, lê-se na nota.
A LPFP não revela qual o investimento em causa, mas segundo o Jornal de Negócios é de 18 milhões de euros, sendo que o projeto conta com um apoio em contrapartidas da Câmara Municipal do Porto superior a 600.000 euros.
Edifício pode receber startups ligadas ao futebol
Segundo a LPFP, a Arena Liga Portugal será “ponto de encontro e desenvolvimento de negócios, tanto a nível nacional como internacional, dispondo de espaços equipados “com a mais avançada tecnologia para aprendizagem e coworking, com destaque para incubadora de empresas através da criação de nove salas para receber startups ligadas ao futebol”.
No interior do edifício haverá ainda, por exemplo, “uma sala multiusos para realização de eventos quer da Liga Portugal quer de entidades externas, um auditório para 300 pessoas, um restaurante/bar aberto ao público” e espaços para formação.
“O majestoso mas funcional edifício será ainda dotado de uma área comercial, também aberta ao público para venda de produtos Liga Portugal e das sociedades desportivas, um museu do futebol profissional e zona de futebol High-Tech para atividades ligadas à performance e desempenho de jovens jogadores, realização de festas e team buildings”, adianta a LPFP.
Para poder comentar deves entrar na tua conta