
Em 2021, ano marcado (mais um) pela pandemia da Covid-19, foram muitas as pessoas que optaram por fazer compras online. Uma moda que parece estar a ganhar casa vez mais força, conforme mostram os mais recentes dados do Eurostat, que permitem concluir que, nos 12 meses anteriores ao estudo, 90% das pessoas com idades entre os 16 e os 74 anos utilizaram a internet na União Europeia (UE), sendo que destas 74% realizaram compras online. Portugal está bem abaixo da média da UE (62%).
“As compras online aumentaram um ponto percentual (p.p.) em relação a 2020 (73% dos utilizadores) e 11 p.p. em relação a 2016 (63%)”, adianta o gabinete de estatísticas europeu. No caso de Portugal, em 2021, o crescimento foi de 19% face a 2016 e de 6% face a 2020.
É na Holanda e na Dinamarca que se fazem mais compras online, com 94% e 92%, respetivamente. O pódio fica completo com a Suécia (89%). Em sentido inverso encontram-se, por esta ordem, Bulgária (42%) e Roménia (44%).
Para poder comentar deves entrar na tua conta