
A casa é o maior investimento da vida de muitas pessoas: além de um património físico, é um local de retiro, lazer, convívio, conforto e descanso. Um espaço onde se passa grande parte do tempo, seja a trabalhar ou não, e os últimos tempos, de crise pandémica, são prova disso mesmo. Fez-nos valorizar e redescobrir a importância de um espaço polivalente e preparado para as exigências do dia a dia e de cada um dos membros da família. E também por isso nunca se fizeram tantas obras e remodelações em casa.
Temos a ideia que se começarmos uma renovação nunca a acabaremos, por falta de vontade, débil planeamento financeiro e orçamental da reforma pretendida. Mas será mesmo assim? Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, apresenta várias sugestões e dicas de como triunfar na reforma integral da casa.

Dicas para reformar a casa
Por vezes os horários e a azáfama diária não nos permitem sequer delinear um plano concreto de como melhorar a casa a vários níveis. Podemos achar que não temos capacidade de escolher e saber conjugar os materiais certos, efetuar os trabalhos necessários, por vezes complexos. Mas não tem de ser assim.
Como todas as artes, a arte de bem reformar uma casa, de alto a baixo, de forma planeada, profissional, cuidada, e sobretudo, com critério, é possível. Com maior garantia de um trabalho bem feito, competente e sem custos desnecessários. E é por isso que os profissionais são fundamentais: além de ouvirem as necessidades, percebem que materiais vão ao encontro do orçamento e conseguem concretizar com mestria a tão desejada mudança.

Eis algumas ideias chave, dicas simples, mas muito eficientes, de como triunfar na tarefa de remodelar a casa e valorizar o imóvel.
- Opta sempre por profissionais especializados para todos os trabalhos a efetuar, que escutem o que pretendes. Só eles poderão dar garantia de rigor orçamental, prazo de duração dos trabalhos, qualidade dos materiais e adequada instalação dos mesmos, assim como uma ideia aproximada e fiel do resultado final pretendido. Com a contribuição deles, nenhum detalhe, daquilo que for idealizado para esta transformação será descurado ou esquecido. Detalhes farão a diferença.
- Mentaliza-te que algum desconforto e espera decorrentes desta intervenção profunda valerão muito a pena, aliás a mudança de uma casa, mudará também a sua vida, para melhor.

- Começa por identificar as áreas prioritárias e com pontos menos fortes que gostaria de reformar. Saiba que cozinhas, salas e casas de banho costumam ser, por esta ordem, as áreas mais importantes e de maior retorno do investimento e impacto final.
- Contempla uma certa flexibilidade no orçamento estabelecido por si. Por vezes a escolha um material de qualidade superior fará toda a diferença na durabilidade e conservação, nível de conforto, ou no que diz respeito a componente estética.
- Valoriza a eficiência energética da casa. Trocar antigos e ultrapassados revestimentos ou pavimentos, portas e caixilharias de insuficiente isolamento térmico, permitem melhorias significativas no combate ao calor, frio, humidade e excesso de ruído, e por conseguinte diminuirão as faturas de consumo de energia. Ou seja, quanto melhor for o isolamento da casa, mais será possível evitar, por exemplo, o investimento em aquecimento central ou ar condicionado.

- Procura junto dos profissionais que realizaram a obra, arquitetos que elaboraram o projeto e designers ou decoradores de interiores que possam ter colaborado no mesmo, ideias e opiniões acerca de como e com que móveis, peças ou materiais podes decorar os espaços renovados, dicas de iluminação para uma casa mais eficiente, agradável de se viver, prática, bela e que esteja a altura do investimento em remodelá-la.
*Este artigo contou com o apoio técnico do Querido Mudei a Casa – Obras Querida Mafalda Soudo Pinheiro (Seixal)
Para poder comentar deves entrar na tua conta