
A abertura da Residência de Estudantes 5 de Outubro, que nascerá em Lisboa no antigo Ministério da Educação, no n.º 107 da Av. 5 de Outubro, deverá acontecer em junho de 2025. O alojamento estudantil terá 500 camas, “além de outras valências como salas de estudo, cozinhas e espaços de lazer”, revela o Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES).
Segundo o Público, que cita a tutela, foi há seis anos que o Governo passou o edifício em causa para o Plano Nacional do Alojamento do Ensino Superior (PNAES). A publicação escreve, citando a vereadora do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Joana Almeida, que o processo de licenciamento municipal – em curso desde 2020 – está “na fase final”.
De acordo com o MCTES, o projeto é da autoria da Appleton & Domingos, mas ainda está a ser alvo de reestruturação devido a uma nova lei, de 14 de janeiro deste ano, relativa à “construção, adaptação e renovação de residências para estudantes”.
O edifício tem estado fechado desde que o Ministério da Educação passou para a Avenida Infante Santo, em 2018, mas a Estamo - Participações Imobiliária, S.A. encarregou-se de colocar a concurso uma proposta para a criação de uma residência no imóvel, no âmbito do PNAES. Plano esse que foi lançado há quatro anos, tendo entretanto sido reforçado com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), escreve o Público.
Para poder comentar deves entrar na tua conta