A Northwood ADU é um projeto do estúdio T + E + A + M. Combina o arrendamento de escala e custos acessíveis.
Comentários: 0
projetos de habitação acessível
Chris Miele

Como já dissemos noutras ocasiões, muitas cidades estão a sofrer com o problema da falta de casas. Esta questão pode ser resolvida de diferentes maneiras. Uma delas é a proliferação do que é conhecido como ADU (sigla para 'accessory dwelling unit' ou unidade de habitação acessória). As propostas que as empresas do setor lançaram nesta linha são variadas, como esta do estúdio T + E + A + M, que recebeu o nome de Northwood ADU.

“Como estratégia urbana, as ADUs estão a tornar-se mais populares em cidades com défice habitacional, pois duplicam o número de casas num lote residencial. Economicamente, as ADUs diversificam o parque habitacional nos bairros existentes, inserindo estrategicamente unidades de arrendamento de escala e custo acessível”, explicam a partir do estúdio.

casas acessíveis
Chris Miele

Um dos primeiros exemplares da Northwood ADU está localizada no pátio traseiro de uma casa convencional na cidade de Ann Arbor, no Michigan, e é uma das primeiras unidades de habitação acessória que se construiu de acordo com as novas regras da cidade.

O projeto foi desenhado por um grupo de arquitetos e designers que lecionam na Taubman School of Architecture and Urban Planning da Universidade de Michigan. Do lado de fora destaca-se pela sua forma em 'L' e telhado inclinado. Com os seus quase 70 metros quadrados (m2), este ADU distribui os seus espaços em dois pisos. Este projeto de habitação acessível tem sala de estar, sala de jantar, cozinha e casa de banho no piso térreo. O quarto individual fica numa estrutura semelhante a um pavilhão acima da cozinha.

build to rent
Chris Miele

A equipa usou materiais de baixa manutenção e baixo desperdício em todo o projeto, usando uma tecnologia de fundação rasa protegida, permitindo que ela fosse construída diretamente no solo e reduzindo a necessidade de trabalho intensivo no local. Apesar disso, a equipa evitou negligenciar o design e a estética. “Se a acessibilidade é um objetivo explícito das ADUs, que dão prioridade à construção barata, qualquer estratégia estética deve complementar a económica”, ressaltam.

Painéis de fibrocimento e aço inoxidável estão entre os materiais de baixa manutenção utilizados pelo estúdio. Em certas áreas, a equipa acrescentou malha de aço inoxidável que pode acomodar vegetação, como trepadeiras. As divisórias são construídas com painéis de isolamento estrutural que constituem um “envelope” hermético. Com estes detalhes, a Northwood ADU caracteriza-se por ter um sistema de isolamento muito eficiente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta