
Esta casa pré-fabricada projetada pelo escritório de arquitetura Tres Birds é designada pela cidade como habitação de baixo custo. O projeto está localizado em Boulder, Colorado, EUA, que fica no sopé das Montanhas Rochosas e abriga uma importante universidade e uma indústria de tecnologia em crescimento.
Construída numa propriedade de 195 metros quadrados (m2) com uma habitação unifamiliar, a unidade de habitação acessória separada destina-se a servir de casa de hóspedes, totalizando 74m2 e dois pisos.

Nesta casa pré-fabricada o piso térreo contém uma cozinha e sala de estar, juntamente com um quarto e casa de banho. Uma escada em espiral leva a um espaço tipo loft no topo, que pode ser usado como um segundo quarto, escritório ou sala de estar. Forrado com grade metálica, o loft é aberto para o andar inferior.
A casa retangular com estrutura de madeira é coberta com um telhado de duas águas projetado para remoção rápida de neve. Janelas e beirais do telhado foram estrategicamente posicionados para maximizar a luz natural, proporcionando sombra adequada no verão.

As fachadas são revestidas em aço bonderizado, um material durável que ajuda à baixa manutenção. O estúdio usou materiais recuperados para várias partes do edifício. Por exemplo, madeira antiga que foi usada para pisos e rodapés. Outros itens recuperados incluem "azulejos rejeitados" de um artesão local, que foram usados na casa de banho e na cozinha.
Graças à claraboia da casa, e à medida que o ângulo do sol muda ao longo do dia e da estação, o mesmo acontece com os efeitos de luz/cor no espaço de estar, criando um espetáculo vibrante de luzes coloridas por toda parte.

O edifício tem uma série de recursos que promovem a eficiência energética, incluindo um sistema de piso radiante para aquecimento e arrefecimento. Vários elementos podem ser controlados com um smartphone, incluindo iluminação, segurança, aquecimento e arrefecimento
A casa obteve uma pontuação alta no Home Energy Rating System (HERS), que é uma das principais ferramentas de avaliação de eficiência energética nos Estados Unidos. Quanto maior a pontuação, maior a eficiência energética.

Este é um dos projetos que estão a ser desenvolvidos em diferentes cidades do estado do Colorado para enfrentar o problema da falta de casas. Nesse sentido, esta fantástica unidade pré-fabricada foi apontada como um bom exemplo pelas autoridades de Boulder, que a classificaram como uma "unidade acessória acessível".










2 Comentários:
"A casa obteve uma pontuação alta no Home Energy Rating System (HERS)...Quanto menor a pontuação, maior a eficiência energética"
Significa então que com a pontuação alta, tem baixa eficiência energética?
Obrigada
Albertina
Cara Albertina,
A gralha já foi corrigida. Muito obrigada pelo alerta.
Atentamente,
a equipa do idealista/news
Para poder comentar deves entrar na tua conta