Open House tem como tema a “Rebeldia do Invisível”, que se foca na observação dos interiores. Podem ser visitados 69 espaços.
Comentários: 0
Open House Lisboa
Palácio Faria é um dos 69 espaços que podem ser visitados Site da Open House

É já no fim de semana de 14 e 15 de maio de 2022 que a arquitetura de Lisboa abre portas ao público. A edição deste ano da Open House, a 11ª, decorre também em Almada e tem como tema a “Rebeldia do Invisível”, que se foca na observação dos interiores. São, ao todo, 69 os espaços que podem ser visitados. De referir que esta edição da Open House Lisboa é organizada pela Trienal de Arquitetura e comissariada pela empresa Aurora Arquitectos, de Sofia Couto e Sérgio Antunes. 

“A Rebeldia do Invisível dá a descobrir espaços de arquitetura exemplar em duas cidades. (…) Os exteriores, que procuram preservar uma identidade coletiva, contrastam com espaços surpreendentes nos interiores, cuja transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar”, lê-se no site da iniciativa

Segundo a organização, as visitas aos 69 espaços são feitas por ordem de chegada, sendo que só alguns requerem marcação prévia, que pode ser feita no site do Open House a partir do dia 9 de maio. 

De acordo com o Público, que visitou três dos espaços que poderão ser conhecidos no Open House 2022 – o Hotel Verride (Palácio de Santa Catarina), o Palácio Ratton (Tribunal Constitucional) e o Edifício na Rua das Adelas –, há 40 novidades na edição deste ano em relação a anos anteriores.

Citado pela publicação, Sérgio Antunes, da Aurora Arquitectos, referiu que a edição deste ano do Open House pretende “questionar a identidade de Lisboa”. “A pergunta é: a Lisboa que vemos nas fachadas, quando andamos pela cidade – é essa ainda a identidade de Lisboa?”. Para obter a reposta, adiantou, será necessário “comparar os interiores, que é aquilo que nós mostramos” nesta edição, com as fachadas da cidade. 

Como será o Open House 2022?

Além de se poder visitar fisicamente os já referidos 69 espaços, será possível compreender mais e melhor o papel da arquitetura enquanto molde da identidade dos espaços através de visitas guiadas, percursos urbanos (acompanhados por especialistas) e de um passeio sonoro, pensado por Daniel Blaufuks.

Clica neste link para saberes mais informações sobre a Open House 2022 e aqui sobre os espaços que podem ser visitados. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta