Portugal gasta cerca de 0,6% do PIB em medidas para aliviar o aumento dos preços da energia. Lituânia e Hungria lideram a lista.
Comentários: 0
Combate à inflação em Portugal e na UE
Jornal de Negócios

As medidas de contenção de preços em vigor em Portugal, nomeadamente de energia, representam cerca de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor idêntico ao verificado na média dos países da União Europeia (UE) e ligeiramente superior ao registado na Zona Euro (0,5%). Em causa estão dados relativos a um levantamento feito pela Comissão Europeia.

Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia nos referidos dados, Portugal gasta cerca de 0,6% do PIB em medidas para aliviar o aumento dos preços da energia, que se agravou com a guerra na Ucrânia, bem como a inflação. Um valor, de resto, que está em linha com o verificado nos restantes países da UE e da Zona Euro. 

De referir que Lituânia, Hungria, Grécia, Malta e Polónia estão a gastar mais de 1% do seu PIB para tentarem atenuar os impactos da subida de preços da energia. Na causa da tabela encontram-se a República Checa, a Dinamarca e a Finlândia – gastam apenas 0,1% do seu PIB –, não havendo dados sobre a Eslováquia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta