Programa de apoio a edifícios sustentáveis vai ter viso dedicado a condomínios que permitirá a candidatura coletivas.
Comentários: 0
Apoio a edifícios sustentáveis
Foto de CHUTTERSNAP en Unsplash
Lusa
Lusa

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis vai ter um aviso dedicado a condomínios, que permitirá candidaturas coletivas, disse esta terça-feira, dia 24 de maio de 2022, o secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba .

O governante falava no debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), na Assembleia da República, que entrou esta terça-feira no segundo dia.

“Na questão dos condomínios, na parte dos edifícios mais sustentáveis, teremos um aviso dedicado a condomínios (…) que permitirá a candidatura coletiva”, disse João Galamba em resposta a uma proposta de alteração ao OE2022, apresentada pelo PSD que visa a criação do “Programa Bairros Mais Sustentáveis”.

Afirmando que concorda com a proposta dos social-democratas, João Galamba considerou-a, porém, “redundante” por defender soluções que já estão contempladas.

O objetivo o PSD era criar o “’Programa Bairros Mais Sustentáveis’ destinado a intervenções no âmbito da eficiência energética, em territórios com maiores vulnerabilidades sociais e riscos de pobreza energética, como sejam bairros sociais e bairros históricos, tendo como beneficiários as empresas municipais de habitação e as administrações de condomínio que ficarão responsáveis pelas intervenções”.

João Galamba referiu-se ainda à proposta do Livre no âmbito da eficiência energética e conforto térmico, salientando que a medida merece o “apoio” do PS e do Governo ainda que contenha “desafios de implementação” que “têm de ser trabalhados”.

O texto da proposta do Livre prevê, nomeadamente, que “os programas de eficiência energética e de incentivo à melhoria do conforto térmico dos edifícios para fins habitacionais e dos edifícios de serviços em Portugal, no âmbito do PRR, passam a designar-se ‘3C - Casa, Conforto e Clima’”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta