
Tudo começou em 2013 quando dois amigos, um português e um austríaco, deram o pontapé de saída para aquela que viria a ser a maior empresa de aluguer de autocaravanas da Europa. Atualmente, a empresa portuguesa Indie Campers, que veio revolucionar as viagens sobre rodas, já está presente em mais de 50 localizações em diversos países, e o objetivo é continuar a crescer, para tornar-se no fornecedor número um de roadtrips no mundo - conquistaram a Europa, chegaram este ano aos EUA, e estão de “olhos postos” no Canadá.
A Covid-19 deu impulso ao negócio em várias vertentes, nomeadamente no imobiliário, com a empresa a decidir investir no segmento de Real Estate para o desenvolvimento e gestão de um portfolio global no setor de logística. Ao idealista/news, analisou o negócio, fazendo um balanço sobre o presente e futuro da atividade.
Durante a pandemia, e contrariamente ao setor do turismo mais tradicional, a indústria do autocaravanismo registou um “boom” face à elevada procura por novas formas de viajar, fazer férias e teletrabalhar, e a tendência das roadtrips ganhou nova força. Neste contexto, e dada a atratividade do segmento, a empresa portuguesa decidiu abrir em 2021 um marketplace, permitindo que outras pessoas (proprietários particulares e profissionais), com autocaravanas, usassem a sua plataforma para rentabilizarem os seus veículos.
Em nove anos, a Indie Campers passou de uma atividade com três carrinhas, para uma frota superior a 2.000 autocaravanas próprias e geridas.
Em nove anos, a Indie Campers passou de uma carteira com três carrinhas, para uma frota superior a 2.000 autocaravanas próprias e geridas. Além da vasta presença internacional, a companhia considera que a sua aposta em tecnologia faz a diferença, uma vez que permite uma experiência digital cada vez mais simplificada e ajustada. Além disso, trata-se de uma marca que agrega numa só plataforma vários serviços associados a roadtrips - aluguer, venda e marketplace -, estando à procura de novas formas de acrescentar valor ao negócio.
Na área de Real Estate, por exemplo, e como operadores internacionais, procuram infraestruturas que permitam a execução de todas as operações e serviços, mantendo as melhores condições para trabalhadores e clientes. Este é, de resto, um dos maiores desafios, dizem, tendo em conta a escassez de oferta e a dificuldade em encontrar infraestruturas adequadas. De momento, por exemplo, estão a analisar vários modelos estratégicos de investimento em Real Estate nos diferentes países.
Para perceber um pouco mais sobre o presente e futuro da empresa portuguesa de autocaravanismo, o idealista/news entrevistou Inês Campaniço, Head of Real Estate da Indie Campers para a Europa e EUA, e Alexandre Costa Prata, Chief Business Development Officer & General Manager da Indie Campers nos EUA. Eis o que os responsáveis têm para contar sobre o negócio.

A Indie Campers começou como uma pequena empresa de aluguer de autocaravanas e gere agora uma frota de mais de 2000 veículos. Estão presentes na Europa e também chegaram aos EUA... Quais são os próximos planos de expansão? Chegar a mais continentes?
Inês Campaniço (IC): Pretendemos fortalecer e consolidar a nossa presença nos novos mercados europeus, assim como continuar a abrir novas localizações, com uma frota maior, para dar resposta à imensa procura que temos tido, consistentemente, nos últimos anos. Os EUA foram a grande aposta de 2022 com uma frota de 400 viaturas, onde queremos continuar a crescer, e expandir também para o Canadá, a médio prazo, de modo a abranger mais mercados no continente americano.
Todos os nossos esforços de expansão vão ao encontro do nosso grande objetivo de nos tornarmos o fornecedor número um de roadtrips do mundo, expandindo-nos tanto geográfica como verticalmente.
Os EUA foram a grande aposta de 2022 com uma frota de 400 viaturas, onde queremos continuar a crescer, e expandir também para o Canadá, a médio prazo, de modo a abranger mais mercados no continente americano.
Têm caravanas próprias, mas também começaram a integrar inúmeros veículos de outras empresas profissionais e de proprietários privados de autocaravana. Quando e porque é que deram este passo?
IC: Abrimos o marketplace em maio de 2021, e mesmo sendo uma área de negócio relativamente nova, já conta com uma grande adesão.
Apesar destes clientes não alugarem uma autocaravana da nossa própria frota, têm acesso a variados modelos de diferentes 'hosts', podendo ainda usufruir da nossa plataforma e assistência. Assim, conseguimos garantir uma experiência mais próxima da preferência de cada cliente, dando acesso a uma única plataforma onde encontram a solução perfeita.
Numa vertente do 'host', damos a oportunidade de gerar receita aos proprietários, numa experiência inteiramente digital e intuitiva, criando uma forte proposta de valor que beneficia as três partes interessadas.

Em que medida é que a Indie Campers faz a diferença neste setor?
IC: Numa vertente de produto, temos vários elementos centrados no cliente, de modo a oferecer uma experiência excecional. A nossa forte e vasta presença internacional permite aos nossos clientes fazerem “one-way trips”, isto é, entregar a autocaravana num sítio diferente de onde a foi levantar. A nossa escala também permite termos uma equipa de apoio ao cliente e de assistência em viagem 100% grátis.
A nossa aposta em tecnologia fortifica o nosso produto geral, oferecendo uma experiência digital e cada vez mais simplificada, ajustada e personalizada. Em muitas localizações, para reservas com a nossa frota, o pick-up no aeroporto também está disponível, de modo a minimizar a preocupação dos 'roadtrippers', bem como a possibilidade de levantamento e entrega das carrinhas 24/7.
A nossa forte e vasta presença internacional permite aos nossos clientes fazerem “one-way trips”, isto é, entregar a autocaravana num sítio diferente de onde a foi levantar.
Em termos de empresa e modelo de negócio, somos muito diferentes dos players do mercado, pois somos uma marca que agrega numa só plataforma vários serviços associados a roadtrips - aluguer, venda e marketplace - sendo que outros mais virão. Uma marca presente em grande escala nas localizações em que estamos presentes, em que os clientes podem confiar para os acompanhar na sua aventura.
Quantas pessoas trabalham atualmente na empresa?
IC: Atualmente já contamos com mais de 450 Indies, sendo que cerca de 250 trabalham nas funções de HQ, distribuídos por vários escritórios e algumas posições remotas em vários países (Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Nigéria, Índia, etc.) e 200 nos depots espalhados por toda a Europa e Estados Unidos.
Com o forte crescimento que estamos a experienciar, temos planos de aumentar o nosso número de colaboradores, ficando uma equipa mais completa e fornecendo cada vez mais opções aos viajantes.

Que balanço fazem da vossa atividade nos anos de pandemia? Como evoluiu o negócio?
Alexandre Prata (AP): Os anos de pandemia foram difíceis para a economia geral, sendo que a indústria do turismo foi uma das principais afetadas, devido a restrições de viagens e o receio geral por parte dos viajantes.
Ao contrário do setor de turismo, tivemos um ano bastante positivo em 2020 face às circunstâncias. Com a pandemia houve muita procura para uma nova forma de viajar e fazer as férias, pelo que se pode dizer que houve um boom na indústria do autocaravanismo. Como esperado, quando as restrições consequentes da situação pandémica começaram a levantar, conseguimos atrair muitos novos clientes, alargando a nossa comunidade e gerando a lealdade dos nossos consumidores.
Com a pandemia houve muita procura para uma nova forma de viajar e fazer as férias, pelo que se pode dizer que houve um boom na indústria do autocaravanismo.
Qual o perfil-tipo de clientes da Indie Campers? Idades, nacionalidades... De que é que as pessoas estão à procura?
AP: Queremos proporcionar a experiência da Indie Campers a todo o tipo de pessoas, pois acreditamos que o nosso serviço é bastante transversal a todas as idades e nacionalidades. Apesar de uma pequena tendência a um público mais novo, temos também muitos clientes numa faixa etária mais avançada, visto que conseguimos proporcionar excelentes experiências, independentes da idade, quer seja a uma pessoa que nunca acampou, até aos veteranos. Dito isto, somos definitivamente uma marca global, sendo que 80% dos nossos clientes são de origem internacional, com mais de 140 nacionalidades sendo a maior parte de origem alemã, espanhola, francesa, britânica e norte-americana.
80% dos nossos clientes são de origem internacional, com mais de 140 nacionalidades sendo a maior parte de origem alemã, espanhola, francesa, britânica e norte-americana.
Quais são as rotas “favoritas” dos utilizadores do serviço? E as cidades mais procuradas?
AP: Apesar da nossa forte presença internacional e bastante distribuída, os nossos depots mais populares são Lisboa - muitos turistas e portugueses escolhem Lisboa como o ponto de partida para começar a sua viagem - além de Barcelona, Milão, Munique, Paris e Reykjavik na Europa e Los Angeles, São Francisco e Las Vegas nos Estados Unidos.
Há planos de subscrição mensais e anuais. Qual é a grande tendência? Há mais alugueres de curta ou longa duração?
AP: A procura para viagens de curta duração é maior do que viagens de longa duração. Ainda assim, queremos dar a flexibilidade e conforto para qualquer tipo de viagem, pelo que os clientes beneficiam pelo facto de terem o poder de escolha. Este segmento apela especialmente ao segmento de clientes que privilegiam o tipo de ocupação profissional em regime de teletrabalho, sejam eles colaboradores por contra própria (nómadas digitais), sejam colaboradores de empresas que permitem esse tipo de flexibilidade de trabalho.

Dentro de cada plano, o que é que a Indie Campers oferece? (além da própria autocaravana) Dicas e suporte durante toda a viagem?
AP: Para além da autocaravana, a Indie Campers oferece extras, wifi, bicicletas, e até pranchas de surf. Oferecemos também a possibilidade de adquirirem um plano de proteção e assistência de viagem 24/7 em diversas línguas, além da possibilidade de efetuarem viagens com origem e destino distintos (“one way trips”). Em complemento do produto/serviço físico, no nosso website, os possíveis clientes, ou apenas viajantes à procura de um roteiro e destino, conseguem encontrar várias ideias sobre as rotas mais populares e o que fazer em cada cidade, além de uma equipa internacional, tanto no momento da reserva como no momento do levantamento, pronta a partilhar dicas práticas para cada destino. Nessa secção, qualquer pessoa consegue encontrar algumas das nossas rotas mais populares.
Em complemento do produto/serviço físico, no nosso website, os possíveis clientes, ou apenas viajantes à procura de um roteiro e destino, conseguem encontrar várias ideias sobre as rotas mais populares e o que fazer em cada cidade
Portugal foi eleito como melhor país do mundo para trabalhar e viajar ao mesmo tempo, atraindo os nómadas digitais. As autocaravanas podem ser (ou já são) uma opção para ser trabalhador e viajante ao mesmo tempo?
IC: As autocaravanas já são sem dúvida uma opção para os nómadas digitais e a procura tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. A Indie Campers oferece todas as condições para que seja possível e confortável trabalhar em qualquer lado, tais como a aquisição de wifi, bicicletas e até pranchas de surf, como extra, e a reserva de viagens de longa duração.
Em que é que consiste esta aposta no segmento de Real Estate? Qual é o grande objetivo?
IC: O Real Estate na Indie Campers foca-se no desenvolvimento e gestão de um portfolio global no setor de logística. Como operadores internacionais, procuramos infraestruturas que permitam a execução de todas as nossas operações e serviços, mantendo as melhores condições para os nossos trabalhadores e clientes.
O maior desafio é encontrar espaços que cumpram os nossos padrões nas 52 localizações diferentes, e que acompanhem o nosso crescimento operacional. Tendo em conta a escassez de oferta e a dificuldade em encontrar infraestruturas adequadas já existentes surgiu, naturalmente, a necessidade de concentrar os esforços num projeto a longo prazo. Estamos, de momento, a analisar vários modelos estratégicos de investimento em Real Estate, nos diferentes países.

Está ligado ao conceito de marketplace no aluguer de locais para acampar e pernoitar?
IC: Devido ao elevado grau de especificidade do espaço necessário para permitir a operacionalidade dos serviços que oferecemos, neste momento, estamos focados apenas no segmento logístico.
Como é que o negócio está a evoluir em Portugal? E ao nível do Real Estate qual será a estratégia?
IC: Embora sejamos operadores globais, Portugal é o nosso país de origem, onde queremos ter um posicionamento diferenciado. Tanto a nossa 'global headquarters', como os depots nacionais são a referência para os restantes países e, consequentemente, são a prioridade de Real Estate.
Com a forte procura no setor logístico por parte de investidores nacionais e internacionais, faz todo o sentido iniciar o projeto de investimento em Portugal, estando já a desenvolver parcerias estratégicas nesse sentido.
Também apostaram no negócio de compra e venda de autocaravanas. Como está a correr este projeto?
AP: Este ano começámos a vender autocaravanas, pelo que ainda é um negócio recente. Estamos a construir uma equipa dedicada a este setor, e acreditamos que, tal como aconteceu com o marketplace, será mais uma vitória para a Indie Campers. A criação deste departamento significa, ainda assim, um maior passo para o nosso objetivo de ser uma plataforma inclusiva, em que os clientes conseguem encontrar uma solução ideal ao longo da sua jornada de imersão no mundo das roadtrips: desde o aluguer de curto prazo, à repetição em outras rotas e a eventual transição para proprietários a longo-prazo, sendo beneficiados em todo o processo ao nível de um excelente produto, apoio ao cliente especializado de qualidade e em múltiplas línguas e um produto digital e conteúdo relevante de referência.
Para poder comentar deves entrar na tua conta