
Pegada de carbono, sustentabilidade, eficiência energética e consumo de recursos... Todos estes, entre muitos outros, são conceitos que fazer parte da vida de um cada vez maior número de pessoas. Mas não só. Tornou-se uma preocupação real tentar dar resposta a estas necessidades e, do ponto de vista dos cidadãos, uma forma de fazê-lo é escolher bem os padrões e modelos de consumo do dia a dia.
Essa mudança pode ser vista em como e sob quais critérios muitas pessoas decidem qual será a sua casa e quais recursos ela terá. Alguns locais, por exemplo, registaram um aumento no número de casas que apostam no design ecológico para atrair compradores mais conscientes.

Como bom exemplo disso, temos o trabalho realizado pelo Green Sheep Collective, um grupo de arquitetos de Melbourne (Austrália) que quis colocar essas preocupações no centro do seu trabalho. O resultado foi um conjunto de quatro casas geminadas que foram construídas seguindo os princípios da construção sustentável e de alta qualidade. Claro, tudo isso sem descuidar do que se espera de um bom design contemporâneo. “Estas quatro casas geminadas apresentam uma abordagem inovadora para o design de habitações de média densidade”, explicam.

Estas fantásticas moradias em Alphington não só proporcionam aos seus proprietários um belo espaço habitacional, como também lhes permitem poupar energia e consumo de água, ao mesmo tempo que reduzem a sua pegada de carbono, graças aos materiais utilizados e à própria estrutura de design.

No interior estão localizados os espaços de estar, que se destacam por serem áreas bastante abertas, assim como escadas modernas, janelas com ângulos únicos e acabamentos modernos tanto nas cozinhas como nas casas de banho. Este último está ligado ao exterior através do pátio ou da varanda. A subdivisão do terreno e o desenho final das casas geminadas concentraram-se na orientação do quarteirão, para maximizar a luz do norte em direção às salas de estar e ao espaço aberto privado.








Para poder comentar deves entrar na tua conta