Numa altura em que os preços da energia batem recordes um pouco por toda a Europa, os governantes estão à procura de soluções que ajudem a baixar a fatura do gás e da eletricidade para os consumidores. E Basilicata, uma pequena região em Itália, decidiu aprovar uma lei que permitirá aos residentes ter gás a custo zero nos próximos meses. A lei regional para combater a crise energética foi assinada a 23 de agosto e já foi publicada. Explicamos como vai funcionar.
Basilicata, gás grátis para cerca de 110 mil famílias
A partir de outubro, os moradores da região da Basilicata serão beneficiados com gás gratuito. Graças a um acordo assinado entre a região e as empresas petrolíferas presentes na zona, o custo da fatura do gás será reduzido em 50% - consumidores só vão pagar os custos de transporte e serviços associados. O gás, por si só, será de graça. O desconto para famílias, aplica-se apenas a primeira habitação e as empresas ficam de fora, segundo o Il Sole 24 Ore.
Vito Bardi, governador da Basilicata, negociou com a Eni, Total e Shell cerca de 160 milhões de metros cúbicos de gás grátis ao ano até 2029 como “compensação ambiental”, uma indemnização pelos distúrbios causados pela atividade de mineração que os gigantes fazem na zona.
A medida é controversa porque significa continuar a explorar as vastas reservas de gás na região, numa altura em que Itália está a reduzir – ou até mesmo a interromper – a exploração energética, em grande parte devido a preocupações ambientais.
Para poder comentar deves entrar na tua conta