Hoje, um ambiente de trabalho justo e igual está a ser cada vez mais valorizado pelos profissionais. Assim como as culturas empresariais que valorizam os trabalhadores e promovem o seu desenvolvimento profissional. E há empresas que se destacam neste domínio: a Great Place to Work desenvolveu um estudo global que reuniu a opinião dos trabalhadores sobre ambientes laborais e anunciou esta quinta-feira, dia 13 de outubro, quais são os "25 Melhores Lugares para Trabalhar no Mundo". Entre eles encontram-se sete empresas que têm negócios em Portugal, como é o caso da DHL Express, que ocupou o primeiro lugar, e da cadeia de hotéis Hilton, que ficou em segundo.
O ranking “World’s Best Workplaces” reúne, portanto, as melhores empresas para trabalhar a nível global em 2022. E das que têm negócios e escritórios em Portugal destacam-se sete:
- DHL Express (1º lugar);
- Hilton (2º);
- Cisco (3º);
- AbbVie (6º);
- Hilti (8º);
- Teleperformance (11º);
- Medtronic (12º).
De notar que as 25 empresas vencedoras foram selecionadas entre mais de 11.500 empresas que realizaram o questionário da Great Place to Work. E os resultados da votação representam a voz de cerca de 15 milhões de trabalhadores, distribuídos por 146 países.
O que distingue o ambiente de trabalho destas empresas?
Resta saber o que estas empresas têm de especial para serem eleitas os melhores locais para trabalhar segundo os próprios profissionais. Em comunicado, a Great Place to Work explica que “os 25 Melhores Lugares para Trabalhar no Mundo destacam-se, a nível global, pela criação de um ‘employee experience’ excecional, por culturas de alta confiança e por serem ambientes de trabalho justos e iguais para todos".
Além disso, “estas empresas superaram a concorrência através dos seus benefícios especiais, da oferta de formação para garantir o desenvolvimento profissional e do compromisso com o reconhecimento e valorização dos colaboradores”, esclarecem ainda.
E há mais: os trabalhadores que responderam ao questionário anónimo indicaram que a equidade e a flexibilidade são “pontos fortes” das suas organizações. O mesmo estudo concluiu ainda que “a flexibilidade foi um ponto de destaque inclusive em empresas em que o modelo remoto ou híbrido não pode ser uma opção”.
Todo estas vantagens do ambiente de trabalho reconhecidas pelos trabalhadores traduzem-se na produtividade e permanência nestas empresas, mostram os dados globais referidos no documento:
- 88% dos trabalhadores estão dispostos a dar o seu melhor pela organização;
- 87% recomendaria a sua empresa a família e amigos como um excelente lugar para trabalho;
- 85% manifestaram a intenção de permanecer na empresa a longo prazo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta