
Mais de 120 milhões de brasileiros foram às urnas este domingo (30 de outubro de 2022) para elegerem o novo Presidente do Brasil. Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), levou a melhor sobre o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro (Partido Liberal/PL), na segunda volta das eleições presidenciais. Uma vitória arrancada a ferros, já que Lula da Silva alcançou 50,9% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro, o que mostra que o Brasil está praticamente partido ao meio.
- O líder do PT arrecadou 60.345.999 de votos, tendo o líder do PL conseguido 58.206.354 de votos, o que significa que houve 118.552.353 votos válidos;
- Esta eleição, separada por apenas cerca de dois milhões de votos, permite concluir que o Brasil está, literalmente, dividido em dois. Lula da Silva vai, desta forma, cumprir um terceiro mandato como chefe de Estado do Brasil, depois de ter ocupado o cargo entre 2003 e 2010. Já Jair Bolsonaro torna-se o primeiro Presidente em funções a não ser reeleito;
- Destaque para o facto do Nordeste do Brasil ter sido decisivo para a vitória de Lula da Silva, que conseguiu 69,34% dos votos válidos da região – a única em que superou Jair Bolsonaro.
No discurso de vitória, Lula da Silva referiu que a sua candidatura enfrentou “a máquina do Estado brasileiro”. O novo Presidente reconheceu que o país vive “um momento difícil”, mas prometeu lutar em prol da pacificação. “Não existem dois Brasis, somos um único povo e uma grande nação, e não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia”, afirmou.
Jair Bolsonaro, por seu turno, optou, até à hora de publicação deste artigo, por não se manifestar sobre o resultado das eleições Presidenciais.
Triunfo esmagador de Lula da Silva em Portugal
Os eleitores brasileiros que vivem em Portugal votaram de forma esmagadora em Lula da Silva, que foi o candidato mais votado nas secções de voto abertas no país – Lisboa, Porto e Faro.
- Na Invicta, o candidato do PT obteve 64,8% dos votos, um aumento considerável em relação à primeira volta, onde tinha conquistado menos cinco pontos percentuais. Jair Bolsonaro ficou pelos 35,2%.;
- Em Lisboa, Lula da Silva também se destacou, tendo arrecadado 64,5% dos votos e ficado à frente de Jair Bolsonaro (34,5%). Foram, no total, 12.872 pessoas que votaram no candidato do PT;
- Já em Faro, Lula da Silva também venceu, mas de forma menos expressiva: conseguiu 52% dos votos, contra 48% de Bolsonaro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta