
A escolha do preço da tua casa pode não ser tarefa fácil, isto porque, não queres vender a casa por um valor inferior ao que vale realmente, mas também não queres colocar o preço da casa demasiado alto e, assim, perderes possíveis interessados.
É importante encontrar o equilíbrio entre a realidade do mercado imobiliário e os teus desejos. Como? Desde a análise da concorrência até à avaliação do preço médio dos imóveis da tua zona, tudo num guia sobre como conseguir definir o preço certo de um imóvel.
Como calcular o valor de venda (justo) de um imóvel?

Queres vender o teu imóvel o mais rápido possível, ou estás disposto a ficar à espera da oferta mais elevada? Esta é uma das perguntas que deves fazer antes de pensar em valores. Depois de respondida a questão deves:
Seguir os objetivos de venda
Por exemplo, se colocares o teu imóvel a um preço mais baixo do valor real do mercado, isso pode obrigar-te a aceitar uma oferta menor. Se quiseres um valor superior, então poderás correr o risco de ter o imóvel mais tempo no mercado e demorar mais a vender.
Para vender rapidamente sem cometer erros, opta por um preço que chame a atenção de possíveis compradores e esteja de acordo com o valor de mercado.
Fazer a avaliação do imóvel
Se tens dificuldade em definir um valor para o imóvel que queres vender, podes sempre recorrer a um profissional e obter uma avaliação da casa. Assim, poderás ter informação sobre os valores das casas naquela zona.
Se precisares de ajuda profissional para vender a tua casa, poderás recorrer a uma agência imobiliária que conheça bem a realidade envolvente para te ajudar com uma análise comparativa do mercado.
Contratar uma agência imobiliária especializada: vale a pena?

Se não sabes por onde começar e queres poupar cabelos brancos a resposta é sim. O agente profissional certo trará ao processo da venda da casa um conhecimento e experiência que te podem ser muito úteis, tendo em conta as tuas necessidades e ajudando-te a encontrar um comprador ao qual a tua casa encaixe que nem uma luva.
Isto porque, estes profissionais conhecem a realidade do mercado e muitas vezes já têm a sua própria carteira de clientes. Quem sabe se não têm um potencial cliente à espera que surja um imóvel com as caraterísticas do teu para comprar?
- Um agente imobiliário experiente poderá comparar o teu imóvel com outros imóveis semelhantes na zona, tendo em conta fatores que poderás não ter considerado anteriormente, tais como a antiguidade, o estado de conservação geral, metros quadrados e renovações;
- Um agente imobiliário pode saber se um imóvel com características semelhantes ao teu, foi vendido por um preço superior ou inferior ao que idealizas e quanto tempo demorou.
Estudar o mercado imobiliário é meio caminho andado
O mercado imobiliário à tua volta terá um grande impacto no momento de estipular o preço da casa. Por exemplo, se o a procura de casas é superior à oferta, podes começar por um preço mais elevado.
Se o mercado imobiliário tiver mais oferta de casas do que procura, já terás que colocar um valor justo ou um pouco inferior para despertar o interesse de um possível interessado.
Analisar os anúncios da tua zona

Examina o preço das casas anunciadas na tua zona, para poderes ter um ponto de partida para fixar um preço de venda. No entanto, lembra-te que as casas anunciadas muitas vezes não transmitem toda a realidade por isso, pode fazer sentido visitar alguma destas casas.
Podes aproveitar o conhecimento adquirido nas visitas para adicionar algo à tua casa que possa aumentar o interesse e consequentemente o preço.
Deixar espaço para uma negociar o preço
Fatores como o apego emocional podem desencorajar-te a reduzir o preço da tua casa, especialmente se tiver muitas memórias.
Ao fixar o preço do imóvel deves contar com uma margem para uma possível negociação da parte do potencial comprador. Isto porque se estiveres disposto a negociar podes conseguir acelerar o processo de venda.
Para poder comentar deves entrar na tua conta