Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A importância das visitas virtuais na mediação imobiliária

Num mercado cada vez mais competitivo e, no cenário de pandemia, a tecnologia ganhou ainda mais força para otimizar os negócios.

Imagem de Lars_Nissen por Pixabay
Imagem de Lars_Nissen por Pixabay
Autor: Redação

Num mercado cada vez mais competitivo e no cenário de pandemia que atravessamos, é um dado adquirido que a tecnologia existente no mercado ganhou ainda mais força na mediação imobiliária, com a utilização de ferramentas poderosas de captação e venda como são as visitas virtuais 360º.

O objetivo das visitas virtuais não é substituir as visitas físicas ou presenciais aos imóveis, que na maioria das vezes continuarão a ser indispensáveis na decisão de compra ou arrendamento de um imóvel, tal como salienta João Braz, webinar manager do idealista, frisando o especialista que, afinal de contas, é muitas vezes a decisão mais importante na vida das pessoas.

As vantagens das visitas virtuais

As visitas virtuais são uma ferramenta complementar em todo o processo, que permitem valorizares o imóvel e filtrar os compradores interessados, ao mesmo tempo que evitas visitas e viagens desnecessárias ao imóvel, fator ainda mais importante nesta fase de confinamento e em que as visitas presenciais estão, de momento, proibidas no âmbito das regras legais em vigor no país. 

A visita física dificilmente terá de ser remarcada ou haverá desistência, uma vez que o comprador está mais interessado no imóvel devido à experiência prévia de interação, já o “conhece” e quer apenas ter a experiência de forma presencial.

Num cenário de aumento do tempo média de venda, a realidade virtual permite assim a qualificação mais eficaz de um potencial comprador e, consequentemente, uma maior probabilidade de se efetuar uma transação.

Por outro lado, pode ser utilizada como uma ferramenta de marketing no processo de angariação sendo apresentada como uma vantagem competitiva face à concorrência. É uma boa ferramenta para melhorares a imagem da tua marca e gerares confiança.

O retorno das ferramentas tecnológicas

No idealista, um imóvel com este tipo e serviços ganha posicionamento e visibilidade nas listas de resultados. O número de visitas em detalhe a um anúncio com serviços multimédia aumentou 90% face ao período pré-Covid, enquanto o número de contactos é 92% superior comparativamente a um anúncio sem estes serviços.

Podes também organizar 'open houses’ virtuais a partir do nosso CRM idealista tools. Com a ferramenta de videoconferência “Videovisita” os potenciais interessados num determinado imóvel poderão participar na visita virtual que estás a organizar a partir de seus navegadores, computadores, tablets ou telemóveis.

E lembra-te que se o objetivo final é despertar o interesse do comprador e fazer com que este imagine que aquela pode ser a sua casa, então as visitas virtuais são mais eficientes do que uma simples reportagem fotográfica, dado que o potencial comprador assume um papel de ator (interação) e não apenas de mero espetador.