
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi anunciado esta quarta-feira (7 de dezembro de 2022), numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB). É a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe o título, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).
Évora foi escolhida de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada. O anúncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz Garcia. Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como foi revelado em outubro pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
A cidade venceu a 'corrida' com uma proposta “ousada, mas também muito honesta”, segundo a coordenadora da equipa de missão da candidatura alentejana, Paula Mota Garcia.
“A nossa proposta era ousada, mas também muito honesta. Todo o conceito da candidatura e o seu programa cultural e artístico baseiam-se no modo de ser e de viver alentejano, no vagar enquanto consciência plena de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia”, pode ler-se, em comunicado enviado à agência Lusa.
No comunicado da Equipa de Missão Évora 2027, a coordenadora congratulou-se com a decisão do painel internacional de especialistas, que escolheu Évora para representar Portugal como CEC em 2027 e por ter apreendido o mote da candidatura, a expressão tipicamente alentejana de “vagar”.
“Estamos muito contentes que o painel de especialistas que avalia as candidaturas tenha escutado, e compreendido, o que significa este VAGAR, e o que pode significar para a Europa e para o mundo, como possível resposta para os desafios que enfrentamos coletivamente”, destacou Paula Mota Garcia.
No mesmo comunicado, também o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, considerou que a escolha é uma oportunidade para o concelho e para o Alentejo, mas igualmente “para a Europa e para o mundo”. “Este é o momento que esperávamos” e “o VAGAR é isso: uma proposta de futuro para a Humanidade” afirmou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta