O estúdio de arquitetura Rever & Drage projetou esta fantástica casa madeira na região florestal de Nordmakka, ao norte de Oslo.
Comentários: 0
casas de madeira
Tom Auger

Em 1854, um escritor americano chamado Henry David Thoreau escreveu uma das obras de não ficção mais famosas da América. Com o título de Walden, ao longo das suas mais de 300 páginas, o poeta e filósofo procurou demonstrar, a partir das suas próprias experiências, que a vida na natureza era a verdadeira vida para quem desejava ser uma pessoa verdadeiramente livre. Quase dois séculos depois, esse texto serviu de inspiração para o estúdio de arquitetura Rever & Drage projetar uma fantástica cabana de madeira na região florestal de Nordmakka, ao norte de Oslo, na Noruega.

“Historicamente, este tipo de edifício serviu de refúgio enquanto se realizavam outras atividades recreativas, como caminhadas, caça ou pesca. No entanto, desde os tempos do Walden de Thoreau, o pequeno retiro, ou refúgio, também tem sido um objetivo em si ”, explicam no seu site. Desta forma, os arquitetos que projetaram esta casa querem ir além do uso recreativo que, em muitos casos, foi dado a este tipo de cabana. 

casas de campo
Tom Auger

Para realizar o projeto, os profissionais quiseram, ao mesmo tempo, inspirar-se na arquitetura tradicional da zona. Na verdade, o novo edifício foi projetado para o proprietário de uma casa de campo adjacente da década de 1930, que queria melhorar suas instalações sem alterar a estrutura existente. Assim, o estúdio Rever & Drage referenciou e reinterpretou a cabana histórica com uma estrutura moderna complementar com eletricidade e água corrente, mantendo a cabana histórica adjacente como um ambiente mais rústico.

Com a incorporação desta segunda estrutura, um novo significado foi dado ao espaço. Juntas, as duas cabanas formam os dois lados de um pátio aberto a sudoeste para aproveitar o sol e as vistas da paisagem. Assim, o lado nordeste da nova cabana reflete a aparência da antiga cabana com pequenas janelas quadradas, uma porta simples de madeira e uma luminária de metal montada na parede.

casas bonitas de madeira
Tom Auger

Dentro da nova casa, o piso térreo contém uma pequena cozinha e casa de banho, que dá lugar a uma sala de estar que funciona como quarto principal, com uma escada de madeira que leva a uma área de recreação e quartos infantis. Tábuas de madeira revestem todo o interior, complementadas por armários simples de madeira e bancadas de cozinha com tampo de aço.

Essa intensa relação deste estudo com a natureza não poderia prescindir de uma real preocupação com o seu impacto ambiental. Para minimizar isso, seis fundações de parafusos de aço foram usadas no leito rochoso para levantar a nova cabine do chão, facilitando a sua movimentação ou desmontagem no futuro, se necessário.

casas na natureza
Tom Auger
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta