Esta casa familiar de fim de semana, chamada Bugok Friday House, está localizada nas encostas da montanha Bugok.
Comentários: 0
casas sustentáveis
Créditos: Yousub Song

O continente asiático tem tradições ancestrais que englobam todos os aspetos sociais: desde festivais ou gastronomia até à habitação. Na Coreia, por exemplo, existe uma tradição arquitetónica chamada Hanok, que está presente na sociedade coreana há quase 2.000 anos. É um estilo próprio, com casas de telhado de duas águas, varandas, habitações mal mobiladas e fácil redistribuição de espaços, bem como elementos de refrigeração e aquecimento a que hoje chamamos casa passiva. Este modelo de construção tradicional foi a inspiração para o projeto desta casa de fim de semana, na montanha de Bugok, no condado de Changnyeong.

casas eficientes
Créditos: Yousub Song

Casa moderna com essência tradicional

A Bugok Friday House é uma casa compacta com espaços semi-externos, desenhada pela TRU Architects, sediada em Seul. A casa foi contratada por uma família que queria um lugar isolado no campo, para onde pudessem fugir nos fins de semana da azáfama da capital coreana.

A alma da casa assenta nas tradicionais casas coreanas, Hanok. Tal como eles, a casa Bugok Friday tem um telhado de duas águas com beirais estendidos que se liga a uma sala semi-exterior, conhecida como daecheong-maru.

casas passivas
Créditos: Yousub Song

Assim, dos 80 m2 de área útil que a casa Bugok Friday tem, 23 m2 são compostos por estes espaços exteriores cobertos. Isto proporciona espaços comunitários frescos e sombreados para a família se reunir e relaxar. Esta sensação de frescura é também proporcionada por soluções passivas para o aquecimento e arrefecimento dos interiores, tais como levantar o edifício do chão para permitir que a brisa circule por baixo e através do chão.

casas tradicionais
Créditos: Yousub Song

Outra caraterística tradicional da casa Bugok é o alpendre que percorre toda a fachada, lembrando as tradicionais varandas cobertas, chamadas toen-maru. Estes alpendres são apoiados por uma série de colunas que permitem a entrada de luz e calor durante o inverno, e a proteção da luz direta do sol durante o verão.

coreia do sul
Créditos: Yousub Song

Tirar o máximo partido da paisagem

A Bugok Friday House, da mesma forma que as casas tradicionais Hanok, apresenta um paisagismo simples nos seus arredores. Uma paisagem decorada com várias espécies de árvores floridas, que foram plantadas estrategicamente e com o objetivo de serem observadas a partir do interior da casa.

Para além do seu espaço decorativo, a casa também tira partido do ambiente natural que a rodeia. Isto reflete-se na planta da casa, que tem 18 metros de comprimento e apenas 4 metros de largura. Esta forma longitudinal pronunciada foi concebida para tirar partido das vistas das Montanhas Bukhansan.

Com esta disposição, todas as divisões (sala de estar, sala de jantar, cozinha, casa de banho e quarto) são distribuídas numa ala da casa, numa única fila, permitindo que a paisagem seja desfrutada de todos os espaços.

"O nosso objetivo era conceber uma casa onde pudessem desfrutar tanto da vista interior como exterior das deslumbrantes montanhas e de uma pacata aldeia", de acordo com a equipa de arquitetura da TRU.

casas ecológicas
Créditos: Yousub Song

Desenho cuidadoso e medido

O design do interior é também cuidadosamente pensado, com um estilo minimalista que consiste em linhas retas e madeira elegante. Para além de alinhados, os espaços são distribuídos através de um corredor. De um lado estão os quartos, a casa de banho e a arrecadação, enquanto do outro lado estão os espaços comuns e principais.

O mais interessante deste espaço comum, formado pela sala de jantar e pela sala de estar, é a sua disposição a duas alturas, cortada pela mesa central. Assim, as pessoas sentadas de um dos lados da mesa estão à mesma altura que as que se encontram do lado oposto.

decoração minimalista
Créditos: Yousub Song
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta