A casa fica numa área residencial da cidade checa de Malé Kyšice, ao lado das florestas Křivoklát.
Comentários: 0
casas passivas
Filip Šlapal

Atualmente, a maioria dos edifícios que encontramos nas nossas vilas e cidades geralmente são compostos por elementos com linhas retas. As curvas limitam-se a elementos estéticos ou não são muito importantes no todo. No entanto, há quem aposte na introdução dessas linhas curvas, que às vezes podem lembrar a típica arquitetura art nouveau, para romper com a monotonia arquitetónica. Um bom exemplo encontra-se na obra de Stempel & Tesar architekt, concretamente numa bela casa passiva, em que a madeira domina, numa zona residencial da cidade checa de Malé Kyšice, junto às florestas de Křivoklát.

A casa da Stempel & Tesar architekt destaca-se pela frescura e expressividade, com a sua peculiar forma de um quarto de círculo, criando uma fachada totalmente envidraçada. "A casa abre-se para os raios de sol como um ventilador", explicam desde o estúdio. Soma-se a isso paredes construídas com blocos de cimento à vista e uma estrutura rítmica de madeira, que se abre para um pitoresco jardim coberto de vegetação.

Para melhorar a eficiência energética e o uso de recursos, foram implementados diferentes elementos. Por um lado, a casa evita o sobrequecimento, devido à sua grande saliência do telhado. Graças à sua forma, consegue-se um sombreamento passivo que garante conforto nos dias de verão com persianas integradas nas janelas de vidro triplo.

casas ecológicas
Filip Šlapal

A construção do edifício respeita a sua forma e revela os princípios construtivos até ao mais ínfimo pormenor, incluindo as juntas de aço e os contraventamentos que dão o toque final ao interior e exterior. Os embutidos foram colocados entre as vigas de tal forma que os quartos se assemelham às cabines de um navio.

Outros elementos importantes de uma abordagem sustentável são durabilidade e vida útil. Por esta razão, os lados da casa são protegidos por paredes de blocos de cimento.

casas de madeira
Filip Šlapal

Um pequeno lago otimiza o uso da água da chuva, o que significa que há água suficiente para irrigar o jardim mesmo durante os períodos de seca, graças também à sua própria estação de tratamento da zona das raízes. A retenção de água superficial no jardim dá um toque especial ao ambiente, criando um microclima agradável nas imediações do edifício. A propriedade não despeja águas residuais nos esgotos locais - toda a água é usada pelo menos duas vezes. A casa adota uma abordagem semelhante ao ar, usando a recuperação para aquecer o ar fresco externo durante os meses de inverno.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta