Banco californiano emprestou mais de 2 mil milhões de dólares para a promoção de projetos de habitação acessível desde 2002.
Comentários: 0
Falência de bancos nos EUA
Foto de Josh Hild no Pexels

O banco californiano Silicon Valley Bank (SVB) anunciou falência na passada sexta-feira (dia 10 de março), deixando os mercados financeiros internacionais (e a economia mundial) em estado de alerta. Este banco californiano era especialmente conhecido pela sua atividade no segmento tecnológico e por dar financiamento a startups. Mas não só. O SBV também desempenhava um papel importante no financiamento de projetos de habitação acessível neste estado dos EUA.

Entre 2002 e 2021, o Silicon Valley Bank investiu e emprestou mais de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,86 mil milhões de euros à taxa de cambio atual) para financiar projetos de habitação acessível na baía de São Francisco (Califórnia), que vive a braços com uma grave crise habitacional, pelos altos preços das casas - apesar dos elevados rendimentos face a outras economias. Só neste período, esta instituição bancária agora falida ajudou a construir e a reabilitar cerca de 10.000 casas acessíveis. E planeava continuar a fazê-lo, pelo menos, até 2026, escreve a Bloomberg.

“O SVB foi um player importante no cenário tecnológico e das startups, mas também foi um participante muito importante na construção de casas acessíveis”, disse à agência de notícias internacional Micaela Connery, cofundadora do The Kelsey, uma promotora que contava com o financiamento de 52 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros) deste banco para construir 112 habitações acessíveis.

A falência do SVB deixou a The Kelsey e outros promotores imobiliários sem o financiamento necessário para avançar com os projetos de habitação acessível. Agora, estas empresas estão a entrar em contacto com outras instituições bancárias para obter empréstimos, esperando que os atrasos nos projetos possam ser minimizados, uma vez que muitas vezes agrava o preço final das casas - que já está especialmente alto dada a subida dos custos dos materiais impulsionada pela inflação e as altas taxas de juros.

Biden garante proteção aos depositantes do SVB

Para minimizar os impactos do colapso do SVB, o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden assegurou que o governo norte-americano vai proteger os depositantes deste banco californiano e ainda que vai disponibilizar um "financiamento adicional" aos bancos norte-americanos para ajudar a garantir que as instituições tenham capacidade para satisfazer as necessidades "de todos os seus depositantes".

Sobre este ponto, o governador da Califórnia Gavin Newsom elogiou a rápida ação de Biden, dando nota que este apoio teve “impactos profundamente positivos” em vários pilares da economia da Califórnia, incluindo nos “projetos de habitação acessíveis que podem continuar a construção” ao ter acesso aos seus depósitos, cita a mesma publicação.

Importa recordar que o mercado residencial da Califórnia está hoje sob grande pressão, dado os elevados preços das casas à venda, bem como das rendas das casas. Por exemplo, o preço médio de uma casa unifamiliar neste estado custa cerca de 750.000 dólares (cerca de 700.000 euros), um valor que é mais do dobro da média dos EUA. Por isso mesmo, têm surgido cada vez mais projetos de construção de casas acessíveis na Califórnia, um movimento também acompanhado pela ação do governo californiano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta