
Desde que surgiram as 'tiny houses', morar com a casa nas costas não é algo que fica relegado apenas às caravanas. No mercado é possível encontrar autênticas minicasas móveis totalmente equipadas com grande detalhe. Por este motivo, cada vez mais pessoas estão a optar por este tipo de casas pré-fabricadas, quer para viver ou para férias.

Com o autêntico boom dos últimos anos, são muitas as empresas que estão a inovar e criar modelos cada vez mais eficientes, atrativos e sustentáveis. Um exemplo claro disso são as casas pré-fabricadas Zomes, cujo desenho peculiar pode fazer lembrar uma cebola.

Das casas modulares da empresa, destacam-se a alta eficiência e resistência. "Um dos nossos Zomes pode durar até 100 anos, enquanto uma minicasa ou um galpão pré-fabricado tem uma vida útil estimada em cerca de 20 anos", diz a Zomes. Além disso, garantem que podem suportar temperaturas de até 1.204 graus Celsius.

Isso deve-se aos materiais que utilizam. Especificamente, usam cimento biocerâmico, isolamento de celulose e revestimento de bambu, todos altamente sustentáveis e projetados para aumentar a eficiência da casa.

“As nossas paredes, que requerem apenas uma camada, usam isolamento de celulose que funciona em conjunto com nossa camada de biocerâmica para fornecer aquecimento solar passivo. A par disso, a nossa plataforma integrada cria uma massa térmica que proporciona arrefecimento e aquecimento, absorvendo o calor durante o dia e difundindo-o durante a noite para garantir que o Zome se mantém equilibrado”, explicam.

Em menos de dois meses pode ser construída e instalada no terreno. Dependendo do modelo, embora também sejam fabricados sob medida, levará mais ou menos dias e pessoas para localizá-lo.

Por exemplo, para o modelo mais pequeno da empresa, que tem uma área de 18,5 m2 e um preço a partir dos 46.000 euros, são necessárias duas pessoas e dois dias para a instalação final. Este modelo, dadas as suas dimensões, está pensado para ser uma casa auxiliar ou um quarto extra, mas poderá ser condicionado como residência acrescentando vários módulos.

O modelo a seguir é um pouco maior. Tem uma área de quase 34 m2, o que permite ser utilizada como habitação, mas ainda com dimensões reduzidas. O preço começa em 64.363 euros.

Os Zomes de tamanho médio vêm equipados como uma casa completa. Com uma área de 51 m2, um loft anexo de 14 m2 e um preço que começa nos 92.000 euros e vai até aos 247.661 euros, tem um quarto e uma casa de banho e cozinha totalmente equipada.

Por fim, o maior modelo tem área de 74,3 m2, mais um loft anexo de 18,5 m2, ou seja, soma cerca de 90 m2. Tem dois quartos e casa de banho e cozinha. O preço das casas começa nos 119.470 euros e ultrapassa os 329.000 com todo o equipamento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta