
O mercado mundial da habitação e construção passou por mudanças significativas nas últimas décadas, sendo que o desenvolvimento de novas tecnologias está a acelerar sobremaneira esta transformação.
Novas tecnologias e métodos de construção modernos permitem, hoje em dia, que as casas sejam construídas com:
- mais eficiência,
- maior rapidez
- maior controlo de qualidade.
A MODIKO®, ao longo dos últimos 13 anos, tem vindo a ganhar um papel cada vez mais preponderante no setor da industrialização da construção, mais especificamente no setor das moradias unifamiliares, tendo para o efeito desenvolvido uma solução patenteada, constituída por elementos estruturais metálicos em aço galvanizado ligados entre si por aparafusamento e por paredes de revestimento perimetral de fachada.

Não se trata de casas pré-fabricadas, ou seja, totalmente construídas em fábrica, mas sim de um sistema construtivo no qual os elementos integrantes do mesmo são previamente preparados em fábrica e posteriormente montados no local da construção.

Todos os elementos do sistema construtivo MODIKO® são produzidos em ambiente fabril, recorrendo a sistemas automatizados e robotizados, o que por sua vez permite assegurar um controlo produtivo com padrões qualitativos muitos mais elevados que na generalidade do setor da construção.
Trata-se de um sistema construtivo com um elevado grau de versatilidade, que permite desenvolver as mais variadas soluções em termos arquitetónicos, numa perspetiva de criar projetos únicos, diferenciados e totalmente adaptados às necessidades e gostos pessoais de cada cliente.


A MODIKO®, além da componente produtiva do sistema construtivo, integra verticalmente as valências de arquitetura e engenharia, de forma a oferecer aos clientes uma solução global, que inclui a conceção e licenciamento do próprio projeto de execução.
Os clientes podem assim contar com todo o apoio no desenvolvimento de um projeto totalmente personalizado, tanto no que refere à solução arquitetónica como a nível de acabamentos.

Comparativamente com os métodos tradicionais, a construção industrializada, ao permitir a otimização de processos, através da transferência de grande parte do trabalho de um ambiente desordenado e exposto ao ar livre e com horas de trabalho limitadas, para um ambiente fabril, seguro, controlado e com potencial de produção 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferece um conjunto de vantagens bastante alargado face aos referidos métodos, tais como:
- Redução do tempo de construção – resultante de menores condicionalismos inerentes às condições climatéricas e redução das cadeias de subcontratação e consequentemente número de diferentes entidades em obra. Face à construção tradicional, em termos médios, é possível reduzir 50% o prazo de execução de uma obra;
- Melhorias qualitativas – graças à padronização, à existência de um ambiente controlado e verificações de qualidade na fábrica, a taxa de defeitos pode ser reduzida de maneira substancial;
- Redução de custos – a existência de um local de trabalho em ambiente controlado e não condicionado por questões climatéricas, permite, concomitantemente, incrementos significativos de produtividade, a existência de economias de escala e processos logísticos devidamente otimizados. Desta forma, face à construção tradicional, é possível ter custos mais baixos, permitindo assim uma poupança para os clientes ou um investimento do diferencial financeiro em acabamentos de maior qualidade, valorizando assim os projetos desenvolvidos. O resultado é uma economia nos custos gerais de construção – economia que pode ser repassada aos clientes ou reinvestida em acabamentos de maior qualidade, por exemplo;
- Redução de acidentes de trabalho – os riscos associados à construção diminuem, na medida em que grande parte do trabalho é realizado em espaços controlados;
- Maior sustentabilidade – resultante de uma redução significativa de desperdícios, nomeadamente de água e energia elétrica.
De forma a estar mais próximo dos clientes, a MODIKO® possui escritórios localizados em Almancil, Aveiro, Guimarães, Lisboa, Madrid e Santiago de Compostela, tendo prevista a abertura, a curto prazo, de escritórios em Málaga e Barcelona.

Para poder comentar deves entrar na tua conta