
Uma casa mal construída pode trazer um mar de problemas. Que o diga os proprietários dos apartamentos de luxo comprados em Camden, no norte de Londres, por valores que ascenderam a 900 mil libras esterlinas (cerca de 1 milhão de euros à taxa de câmbio atual). Pouco depois da sua construção, os proprietários foram informados que as suas casas não tinham qualquer valor e que poderiam ser demolidas por apresentarem graves defeitos de construção.
Estes apartamentos vendidos entre 700 mil e 900 mil libras esterlinas, passaram a estar avaliados em zero libras. E os proprietários explicam porquê. Poucos meses depois da mudança da primeira família para este prédio – há já quatro anos -, começaram a surgir as primeiras queixas de infiltrações no telhado, bem como nas varandas, o que causou inundações nos apartamentos e danos nas mobílias e nos equipamentos dos moradores. Desde então, as paredes internas e externas dos apartamentos começaram a rachar. Além, disso algumas janelas e portas passaram a não abrir e fechar corretamente, escreve o jornal britânico Daily Mirror.
Apesar de se terem sido reunidos relatos dos vários defeitos de construção do prédio – desde rachas nas paredes, a infiltrações no telhado – a seguradora, que deu uma garantia de 10 anos a estas casas, nada pagou até ao momento às famílias lesadas. Agora, um ministro do Governo pediu ao Conselho de Camden para considerar se pode processar a construtora por aprovar "imprudentemente" um bloco de apartamentos, que foi considerado "impróprio para cumprir o seu propósito".
Aliás, tanto as condições de habitabilidade não são adequadas que os especialistas já admitiram que o edifício é potencialmente instável e ainda que a sua demolição deve ser considerada.
Os moradores deste neste prédio situado em Londres avançam que já desembolsaram mais de 300 mil libras esterlinas com advogados a propósito deste processo e que vivem com “medo constante” de ficarem sem nada, uma vez que o preço das casas foi muito alto e foi reduzido a zero.
Para poder comentar deves entrar na tua conta