Fazer uma pesquisa de mercado e analisar bem as diferentes propostas de arrendamento são as dicas principais, alerta a Deco.
Comentários: 0
Arrendamento de casas a estudantes
Foto de Eliott Reyna na Unsplash

Adeus férias, olá escola. Para muitos jovens, está prestes a arrancar mais um ano escolar. Quem entrou no Ensino Superior e está deslocado de casa enfrenta desde logo uma preocupação: encontrar um alojamento. Uma tarefa que pode ser complicada, tendo em conta os preços praticados no mercado de arrendamento em Portugal, nomeadamente em Lisboa e Porto. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos como proceder e por onde começar. E damos alguma dicas. 

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Entrei no curso de Ensino Superior que pretendia, mas tenho de me mudar para a cidade do Porto. Estou preocupado com as responsabilidades e despesas futuras, nomeadamente com o alojamento e os serviços públicos essenciais. Que dicas me podem dar?

Começamos por te congratular por esta nova etapa da tua vida e desejamos-te muitos sucessos! A Deco quer apoiar-te e a todos os jovens universitários que precisam de se instalar noutra cidade e de celebrar contratos de prestação de serviços. Esta é, sem dúvida, uma nova aventura carregada de responsabilidades, maior independência e autonomia.

Se estiveres informado e esclarecido acerca das principais áreas do consumo, as novas relações de consumo serão bem mais tranquilas. 

Alojamentos para estudantes
Foto de Alexis Brown na Unsplash

O que é preciso saber sobre o alojamento

Fazer uma pesquisa de mercado e analisar atentamente as diferentes propostas de arrendamento são as dicas principais. Poderás contactar as associações de estudantes, serviços de ação social das instituições de Ensino Superior, amigos de confiança e familiares para iniciar a escolha de alojamento. Referimo-nos, por exemplo, a residências das próprias universidades ou residências privadas.  

A internet, desde que pesquises em páginas fidedignas e seguras, abre, também, várias opções para o alojamento.

Antes de decidir, aconselhamos-te a visitar os espaços e a ler cuidadosamente os contratos, salientando, desde já, que é contraproducente aceitar arrendamento sem contrato escrito. 

O que é preciso saber sobre os Serviços Públicos Essenciais

Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de comunicações eletrónicas, água, luz e gás já estão incluídas. Portanto, esclarece logo esta questão. 

Se os serviços públicos essenciais não estiveram contratados, terás de o fazer e para tal terás de ser titular de um contrato de arrendamento. Reforçamos, pois, a importância de o celebrar por escrito. 

Publicámos no nosso site o Guia do Consumidor Estudante que responde a todas as tuas dúvidas. Passa por lá. 

*Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco: deco@deco.pt; 21 371 02 00. Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta