
As classes médias portuguesas estão entre as que têm menor poder de compra entre os países da União Europeia (UE), segundo um estudo do EconPol, uma rede europeia de universidades e centros de investigação que avaliou os rendimentos, o custo de vida e os impostos de 28 países (os 27 da UE mais o Reino Unido).
De acordo com o Jornal de Notícias, que se apoia no estudo – os dados são de 2019 –, a classe média alta portuguesa seria média baixa em Espanha ou Itália. Os portugueses da classe média são os que têm um rendimento anual disponível (após impostos e transferências) entre 7.575 e 20.200 euros, ou seja, entre 631,25 e 1.683,33 euros por mês, a 12 meses. Portugal encontra-se no 18º lugar do ranking entre os 28 países analisados.
O estudo permite ainda concluir que quem tem um rendimento anual disponível de 15.500 euros em Portugal integra-se na classe média alta, sendo este um valor que corresponde à classe média baixa em Espanha ou Itália. E mais: nem sequer é considerado classe média, mas sim pobre, em 11 países.
Se a análise incidir no poder de compra, que tem em conta as diferenças de preços e de custo de vida entre países, Portugal encontra-se ainda numa posição pior, ocupando a 20ª posição.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta