
O Dia das Bruxas está prestes a inundar as ruas portuguesas com sustos e arrepios para todos os amantes desta festividade. Se estás a pensar preparar uma festa de Halloween num cenário genuinamente assustador, há várias casas antigas à venda que podem proporcionar a atmosfera perfeita antes de lhes dares uma nova vida e se tornarem a tua casa de sonho, prontas para receber os miúdos e graúdos à procura de doces no Pão por Deus a 1 de novembro.
Neste artigo, reunimos uma seleção de casas à venda para investir e reabilitar em Portugal desde 2.700 euros, que poderão servir como o cenário ideal para a próxima aventura inspirada nos contos místicos do Drácula. Conhece-as e prepara o evento do ano.
Vantagens de comprar casas para reabilitar

Comprar uma casa para reabilitar nesta altura do ano é muito pertinente, uma vez que existem vários descontos associados às promoções de final de ano. Além disso, comprar um imóvel para reabilitar vai-te permitir ser mais original, porque conseguirás criar um espaço personalizado. Nota-se inclusive:
- Investimento inicial mais baixo: as casas em ruínas para reabilitar têm preço mais baixo em comparação com os imóveis renovados. Poderás até comprar uma casa agora e restaurá-la quando for mais conveniente para ti;
- Personalização: ao reabilitar um imóvel poderás personalizá-lo de acordo com as tuas preferências, e apostar em materiais de construção que sejam mais resistentes;
- Potencial de valorização: ao comprar uma casa para restaurar terás a oportunidade de aumentar o seu valor de mercado. A partir daqui poderás arrendá-la ou vendê-la para obter algum lucro;
- Espaço para festas: comprar uma casa pronta para ser reabilitada é oportuno nas vésperas do Halloween, para a realização das festas mais divertidas com amigos. Podes até arrendar a tua casa em ruínas para escape rooms que tantas empresas procuram.
Reabilitar uma casa antiga: aspetos a ter em conta

Para a reabilitação de uma casa antiga é fundamental saberes alguns procedimentos e prestar atenção a outros.
- Avaliação do estado de conservação: antes de iniciar a reabilitação, é preciso realizar uma avaliação detalhada do estado de conservação da casa antiga, identificando danos estruturais, eventuais problemas a nível de eletricidade, água e gás. A partir daqui poderás perceber que trabalhos específicos deverão ser feitos;
- Gestão de obras: deves contactar uma equipa especializada para garantir que a reabilitação é feita de forma adequada. A mesma empresa poderá ficar responsável por obedecer a todos os requisitos em termos de licenciamento e outras obrigações;
- Conhecer os benefícios fiscais: sabias que a reabilitação de casas antigas oferece alguns benefícios fiscais? Poderás ter uma taxa reduzida de IVA e IMT. Além disso, os prédios urbanos ou frações autónomas concluídos há mais de 30 anos ou localizados em áreas de reabilitação urbana podem beneficiar de isenção de IMI por 3 anos;
- Iluminação e eficiência: deverás planear cuidadosamente o sistema de iluminação que pretendes para o imóvel, considerando a estética da casa antiga. Deves encontrar soluções para torná-la mais eficiente em termos energéticos (através da instalação de sistemas inovadores de isolamento, aquecimento e ventilação).
- Áreas envolventes: grande parte das casas em ruínas oferecem espaços no exterior que também podem ser reabilitados para criar ambientes agradáveis. Os amantes de festas de Halloween podem até montar decorações relacionadas com esta festa, e preparar um evento especial com piñatas para encantar os mais pequenos.
Por último, após todos estes tópicos poderás estabelecer um orçamento detalhado para a reabilitação do imóvel, considerando já os gastos com material, mão de obra e taxas adicionais que possam estar associadas.
Ideias rápidas para preparar a festa de Halloween

Preparar uma festa de Halloween numa casa em ruínas pode ser uma experiência emocionante. Podes colocar na entrada da casa algumas decorações assustadoras como uma teia de aranha falsa, abóboras com velas no interior e outros monstros que podem ser feito com papel, algodão e cartolina.

Para a iluminação da festa de Halloween podes utilizar luzes LED brancas, vermelhas e laranja e até podes colocar algumas lanternas para que os teus convidados tenham medo. Não te esqueças das músicas de terror e dos efeitos luminosos e sonoros que vão levar alguns convidados aos gritos.
Encontra casas antigas para reabilitar e viver o Halloween
- Portimão
- Amora
- Covilhã
- Penha de França
- Campanhã
- Mafamude e Vilar do Paraíso
- São Cosme
- Cedofeita
- Queluz e Belas
- Estrela
- Olhão
- Cascais e Estoril
- Aldoar
- Sintra
- Póvoa de Varzim
- Castro Laboreiro
- São Brás de Alportel
- Rio Tinto
- Arroios
- Vila do Conde
- São Sebastião
- Fânzeres e São Pedro da Cova
- Tavira
- Ovar
- São Clemente
- Ramalde
- Alvalade
- Paranhos
- Rio de Mouro
- Lordelo do Ouro e Massarelos
Para poder comentar deves entrar na tua conta