
Da colaboração entre a Fundação Norman Foster e a Holcim, nasceu a Essential Homes, um protótipo de uma casa pré-fabricada criada para responder à emergência climática e migratória. Um protótipo que só pode ser visto de fora ou nos jardins da Marinaressa, em Veneza, no âmbito da exposição Time Space Existence, mas que o idealista/news pôde visitar no interior.
"Tudo nasce de um workshop organizado pela Fundação Norman Foster em junho de 2022. O workshop reuniu estudantes de todo o mundo com profissionais da Fundação Norman Foster, incluindo o arquiteto Foster, e os diretores de pesquisa e inovação da Holcim, para discutir a questão fundamental da emergência habitacional. Emergência habitacional ligada principalmente a problemas de natureza climática ou de natureza política, como guerras", explica Lucia Pedrana, diretora de Relações Universitárias do Centro Cultural Europeu, organizador da exposição.
Com base nisso, "houve uma expansão da pesquisa que levou ao planeamento, projeto e criação de um protótipo de solução habitacional".

O protótipo da Essential Homes
"A casa é um ambiente único, com um quarto com espaço de estar e dormir para uma família de quatro pessoas. É uma casa sustentável, calculou-se o impacto de CO2 que é muito inferior ao de uma casa normal", explicam.

"A casa enquanto desenho inspira-se em algumas figuras do passado e uma das formas que mais a caracteriza é este arco que se eleva cerca de três metros, o que permite graças à sua forma geométrica ajudar também na construção do protótipo que é construído em grande parte graças ao uso de rolos de betão", referem.
"A casa é modular e é composta por diferentes elementos que permitem ter uma casa maior e menor. O protótipo nos jardins de Marinaressa é projetado para uma família de quatro pessoas por um ciclo de pelo menos 20 anos", diz a responsável.

Uma casa que foi concebida para ser colocada em situações de "seca extrema, onde faz muito calor, mas também muito frio e onde os recursos são escassos. A ideia é utilizar materiais que sejam facilmente transportáveis e montáveis, para que a estrutura possa ser montada em pouco tempo e que tenham uma durabilidade bastante significativa."

"A unidade habitacional apresentada em Veneza tem um custo de cerca de 20 mil euros e é uma unidade bastante grande. Mas também é possível construir um abrigo mais pequeno, cujo orçamento é de 4 mil euros".


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta