Não há nova data para abrir uma segunda fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, dada a crise política.
Comentários: 0
Apoio a casas eficientes
Foto de Kindel Media no Pexels

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis voltou em 2023, depois de ter tido uma alta adesão no ano passado. Agora, sabe-se que a primeira fase deste programa, que decorreu até 31 de outubro, recebeu um total de 78.081 candidaturas, vindas sobretudo de Lisboa, Porto e Braga. Mas, num atual contexto de crise política, não há nova data para abrir uma segunda fase do programa. Quais são, afinal, as vantagens de melhorar a eficiência energética em casa? Explicamos tudo neste artigo.

Aquela que foi a primeira fase do Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis 2023 decorreu entre 16 de agosto até 31 de outubro deste ano e contou com uma verba de 30 milhões de euros. Uma vez mais, este programa que visa melhorar a eficiência energética das casas portuguesas contou com uma participação expressiva, tendo o Ministério do Ambiente e Ação Climática contabilizado 78.081 candidaturas – mais de metade foram entregues na reta final do prazo, escreve o Jornal de Negócios.

Este programa chegou em 2023 com uma novidade: os limites máximos de despesas elegíveis por tipo de intervenção contam com uma majoração do apoio face a localização geográfica (10%) para famílias residentes fora dos distritos de Lisboa e do Porto, sendo que o apoio máximo por casa seria de 7.500 euros. A verdade é que, ainda assim, foi precisamente em Lisboa e no Porto onde foram realizados o maior número de pedidos (11.247 e 10.889 candidaturas, respetivamente). Em terceiro lugar está Braga com 8.588 pedidos, refere o mesmo jornal.

Quanto ao tipo de intervenções para melhorar a eficiências energética das casas, os apoios mais solicitados foram para a instalar bombas de calor, painéis solares e janelas eficientes, indica a mesma publicação. De notar que este programa financia até 85% este e outro tipo de intervenções.

Agora, segue-se a avaliação das candidaturas à 1.ª fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, que vai decorrer em janeiro de 2024. E o pagamento dos respetivos apoios será realizado nos primeiros meses do próximo ano, logo depois desta avaliação.

Por outro lado, ainda não se sabe quando será aberta a nova fase deste programa que visa melhorar a eficiências energética das casas, que tem uma dotação total de 100 milhões de euros, uma vez que Portugal enfrenta uma crise política e eleições antecipadas agendadas para dia 10 março de 2024.

Eficiência energética das casas
Foto de Kindel Media no Pexels

Quais as vantagens de melhorar a eficiência energética da casa?

Este apoio público ajuda, assim, a melhorar a eficiência energética das casas dos portugueses, o que se traduz numa redução do consumo e da fatura de energia, bem como a melhoria do conforto térmico em casa. Mas há outras vantagens a considerar, tal como aponta a habitissimo.

Poupança no consumo de energia

No dia a dia, todos os eletrodomésticos que utilizamos para aquecer, arrefecer ou tirar a humidade da casa traduzem-se em gastos energéticos. E quando as famílias tentam harmonizar o ambiente das suas casas, que ficam muito frias no inverno e muito quentes no verão, acabam por pagar uma elevada fatura da luz. Claro que este consumo energético depende em grande medida da classificação energética e do tipo de aparelhos que se usam.

Por isso mesmo, melhorar a classificação energética do imóvel e optar por eletrodomésticos mais eficientes pode ser um bom investimento no longo prazo, porque ajuda a reduzir a conta da luz e do gás. E este investimento pode ser reduzido, se as famílias conseguirem apoios públicos, como é o caso do Programa Edifícios Mais Sustentáveis.

Maior conforto térmico em casa

Uma casa eficiente oferece níveis de conforto térmico que em nada se comparam com uma casa que não é eficiente. Não só a temperatura ambiente é mais constante, como os níveis de humidade são mais regulados, evitando assim problemas de saúde derivados de ácaros, fungos ou outros microrganismos patogénicos.

Reavaliação de casa sai valorizada

Um dos documentos que devem ser apresentados na venda ou arrendamento de uma casa é mesmo o certificado de eficiência energética. E se houver uma reavaliação da casa, verás que ter uma boa eficiência energética vai valorizar o teu imóvel e torná-lo mais atrativo no mercado.  

Maior proteção ambiental

A eficiência energética envolve uma utilização mais responsável dos recursos disponíveis e uma redução da pegada de carbono. Essa é a grande vantagem que uma a casa eficiente representa para o bem comum, o ambiente.

Eficiência energética na habitação
AdobeStock

Como melhorar a eficiência energética em casa?

Tornar a casa mais eficiente em termos energéticos tem inúmeras vantagens, desde reduzir a fatura da luz a tornar o planeta mais sustentável. E é tão importante hoje em dia que a Comissão Europeia está a apertar as regulamentações pressionando as construções novas a terem elevados níveis de eficiências energética. E também é preciso intervir nas casas existentes. Mas como é que isso se faz?

Existem diferentes maneiras de aumentar os níveis de eficiência energética de uma habitação com vários anos. Uma delas é melhorar o isolamento térmico, que pode passar por mudar as janelas antigas por janelas eficientes e até melhorar o isolamento das paredes e pisos. Outra passa por optar por energias renováveis e até a produção da tua própria energia, através de painéis fotovoltaicos, por exemplo – ambas as intervenções estão abrangidas por este apoio do Estado.

Além disso, deve-se sempre optar por sistemas de iluminação mais eficientes, como o LED, ou eletrodomésticos mais responsáveis, com maior desempenho e menor consumo. Apostar em casas inteligentes também ajuda a reduzir os gastos energéticos.

Todas estas medidas ajudam a melhorar a eficiência energética das habitações. É verdade que envolvem um investimento por vezes elevado, mas os benefícios sentidos no longo prazo são bem superiores, não só em termos de fatura energética, mas também em termos ambientais.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta