China está a preparar uma lista com 50 promotores imobiliários em dificuldades para tentar travar crise no setor.
Comentários: 0
Crise imobiliária na China
Foto de Jiawei Wen no Pexels

O presidente chinês Xi Jinping está empenhado em travar a crise imobiliária no país. E para o fazer definiu uma lista preliminar de 50 promotoras imobiliárias elegíveis para ter apoio financeiro, entre as quais está a Country Garden, a gigante imobiliária que entrou em incumprimento há cerca de um mês por não ter conseguido pagar os juros de obrigações. Uma das questões centrais é garantir que as casas inacabadas sejam concluídas.

Os decisores políticos na China estão, assim, a finalizar uma lista de 50 promotores imobiliárias que vão ter acesso a um apoio financeiro, entre as quais está a Country Garden e o Sino-Ocean Group (outro construtor que falhou pagamentos), escreve a Bloomberg.

Este apoio que está a ser preparado pela China tem em vista guiar as instituições financeiras nos apoios através de empréstimos, dívida e financiamento de capital. Ou seja, a ideia é que os bancos aumentem o financiamento aos promotores para reduzir o risco de incumprimento adicional e garantir que os projetos habitacionais sejam concluídos.

Portanto, o objetivo é apoiar as empresas imobiliárias que estão em dificuldades de forma a assegurar que as famílias que compraram casa em planta possam usufruir da habitação. “Garantir que as casas inacabadas sejam concluídas é uma questão significativa”, disse Lu Ting, economista da Nomura Holdings Inc. “Trata-se da confiança das pessoas no Governo e nos bancos”, disse citada pela mesma publicação.

As medidas tomadas esta semana revelam que há uma maior urgência na China em impedir que uma espiral negativa no setor imobiliário atrapalhe o crescimento económico e coloque em perigo a estabilidade financeira. Embora as ações e obrigações dos promotores imobiliários tenham subido de níveis preocupantes, ainda não é claro se estas medidas mais recentes vão ser suficientes para restaurar a confiança no mercado imobiliário chinês.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta