
A crise no mercado imobiliário chinês chegou à Country Garden, que falhou o pagamento dos juros de duas linhas de obrigações no início de agosto, tendo-lhe sido dado 30 dias para regularizar os pagamentos. Mas o período de graça já terminou. E sabe-se, agora, que a gigante promotora imobiliária efetuou o pagamento dos juros esta terça-feira, dia 5 de setembro, a poucas horas do fim do prazo, evitando, por um triz, de entrar em incumprimento.
Foi no passado dia 6 de agosto que a chinesa Country Garden ganhou a atenção internacional. Isto porque, em plena crise imobiliária na China, nesse dia a promotora imobiliária falhou o pagamento de juros de duas linhas de obrigações avaliadas em 500 milhões de dólares por “pressões de liquidez” derivadas da “deterioração nas vendas e do ambiente de financiamento”, disse em comunicado citado pela imprensa internacional.
Esta falha no pagamento dos juros, na ordem dos 22,5 milhões de dólares, colocou esta gigante chinesa em risco de incumprimento, sendo que, para evitá-lo, teria de regularizar os pagamentos em 30 dias.
A imprensa internacional informou agora que a Country Garden conseguiu fazer o tal pagamento dos juros em falta a poucas horas de o prazo terminar e ser declarado o seu incumprimento. E propôs ainda aos credores o prolongamento do pagamento de várias obrigações no valor superior a 1.000 milhões de dólares.
A demora no pagamento dos juros das obrigações, assim como o pedido de prolongamento do prazo revelam as dificuldades sentidas pela gigante imobiliária chinesa, que tem tentado a todo o custo evitar o incumprimento. Outra prova disso foi ter avançado com a reestruturação do reembolso de obrigações com os credores cuja data de pagamento era sábado.
De recordar que, no início de agosto, aquela que é considerada a maior promotora imobiliária chinesa veio pedir “orientação e apoio" ao governo e aos reguladores, após alertar que espera reportar perdas líquidas no primeiro semestre deste ano.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta