Banca da Zona Euro endurece condições de acesso ao crédito

Critérios de concessão de empréstimos foram mais apertados no crédito ao consumo do que nos créditos habitação, diz BCE.
Acesso ao crédito mais difícil
Foto de Theo Decker no Pexels
Lusa
Lusa

Os bancos da Zona Euro endureceram as condições de acesso ao crédito no quarto trimestre e continuarão a fazê-lo nos primeiros meses de 2024, devido ao aumento da perceção de risco face às perspetivas económicas.

De acordo com o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito publicado esta terça-feira (dia 23 de janeiro) pelo Banco Central Europeu (BCE), 4% dos bancos da Zona Euro reforçaram as condições de acesso ao crédito às empresas.

Publicidade

Trata-se de um agravamento moderado em relação ao trimestre anterior (12%), mas que se junta ao aumento substancial das exigências acumulado desde 2022, que contribuiu, juntamente com a fraca procura, para a queda do crescimento deste tipo de empréstimos.

Os bancos também tornaram mais rigorosos os critérios de concessão de crédito às famílias, embora em menor grau para o crédito hipotecário e de forma mais acentuada no caso do crédito ao consumo.

Especificamente, 2% dos bancos aumentaram os requisitos de elegibilidade dos empréstimos hipotecários durante o último trimestre de 2023 (11% entre julho e setembro) e 11% tornaram o crédito ao consumo mais restritivo (16% no trimestre anterior).

Paralelamente, a procura de empréstimos ou crédito por parte das empresas e dos consumidores também diminuiu no quarto trimestre de 2023, embora menos do que no período anterior, sobretudo devido a taxas de juro mais elevadas.

Pela primeira vez desde o início de 2022, os bancos esperam uma pequena recuperação da procura de empréstimos às empresas e hipotecas no primeiro trimestre de 2024.

O acesso ao financiamento melhorou ligeiramente para os mercados monetários, depósitos de longo prazo e títulos de dívida, enquanto o acesso ao financiamento de retalho de curto prazo e à titularização diminuiu ligeiramente.

Além disso, a redução do balanço do BCE teve um impacto limitado nas condições de concessão de crédito.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.