A construtora Casais España IC, pertencente ao Grupo Casais, de origem portuguesa, e a construtora espanhola ACR, concluíram em apenas 14 dias a montagem da estrutura industrializada do Hotel B&B que estão a desenvolver em Tres Cantos (Madrid). O edifício, desenvolvido pela Sunny Casais e desenhado pelo TdB Estudio de Arquitectura, tem cinco pisos e é o primeiro edifício construído em Espanha com o sistema híbrido industrializado desenvolvido pela CREE Buildings, no qual a madeira desempenha um papel preponderante.
Concretamente, durante os 14 dias de montagem do sistema industrializado, todo o recinto exterior foi concluído, incluindo a fachada com esquadrias e vidros, e as casas de banho industrializadas (Blufab) foram distribuídos pelos andares, bem como os kits de tubos para as instalações (Blumep). Tudo isso, com fabricação externa e montagem direta no local.
Desta forma, foi possível poupar cerca de seis meses na abordagem global da obra em comparação com uma obra tradicional e, com isso, o impacto no ambiente envolvente à obra.
O primeiro edifício híbrido em Espanha
Este B&B Hotel é o primeiro edifício construído em Espanha com o sistema industrializado híbrido de madeira e betão desenvolvido pela CREE Buildings. Um projeto de 120 quartos distribuídos por 5 pisos e com estacionamento à superfície, que incorpora um novo conceito de construção sustentável e contribuirá para o fortalecimento da rede hoteleira B&B.
Para a sua construção foi utilizado um sistema híbrido industrializado, no qual a madeira tem papel preponderante. Isto representa uma revolução na construção sustentável, dando origem a uma nova geração de edifícios em Espanha.
Especificamente, a estrutura industrializada e as fachadas deste projeto são baseadas no sistema industrializado desenvolvido pela CREE Buildings, que é muito adequado para projetos de construção em que a sustentabilidade tem precedência sobre outras variáveis.
Segundo dados da CREE Buildings, outra característica deste sistema híbrido é que o consumo de materiais é muito mais eficiente e permite também a adoção de uma estratégia de economia circular, onde 50% dos materiais podem ser reutilizados no final do ciclo de vida do imóvel. Também reduz o desperdício em 70% e a poluição sonora em mais de 50%. Por outro lado, este sistema torna o edifício muito mais eficiente, graças a uma redução no consumo de energia e manutenção mais fácil.
Em suma, este sistema, já utilizado em mais de 15 edifícios em todo o mundo, torna possível construir com respeito pelo meio ambiente, sem sacrificar grande flexibilidade de projeto, permitindo que edifícios sejam construídos acima de 12 andares.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta